A prática de atividades lúdicas para promoção da saúde à pessoa idosa: uma experiência com oficinas educativas

Autores

  • Francisco Ariclene Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0002-0290-4797
  • Argelia Ferreira de Lima Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)
  • Adeliane Barbosa Santiago Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)
  • Denizielle de Jesus Moreira Moura Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) http://orcid.org/0000-0003-3727-2416
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0002-6766-4376
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0001-6182-9486

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16724

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

Objetivo: Descrever as experiências de oficinas educativas realizadas por acadêmicos de enfermagem com idosas de um Centro de Convivência de Fortaleza, tendo como eixo norteador a promoção à saúde. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência, fruto da realização de oficinas educativas com 30 idosas, com o propósito de promover ações de promoção à saúde. As atividades aconteceram em quatro encontros nos meses de janeiro a março de 2017. Utilizaram-se atividades lúdicas, metodologias ativas e rodas de conversa, favorecendo a reflexão e construção de saberes dos sujeitos envolvidos. Os encontros foram fundamentados pelo referencial teórico do Ciclo do Conhecimento proposto por Paulo Freire. Conclusão: O desenvolvimento das atividades possibilitou perceber o quanto essas idosas adquiriram conhecimentos e melhoraram o seu autocuidado. Desse modo, faz-se premente fortalecer as ações preventivas e de promoção da saúde visando promover práticas saudáveis que repercutam no processo de envelhecimento ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ariclene Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Unifametro (2017), com mestrado acadêmico em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (2019). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduando do Curso de Especialização Enfermagem em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Unifametro (UNIFAMETRO). 

Argelia Ferreira de Lima, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Adeliane Barbosa Santiago, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e doutorado em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Atualmente é enfermeira da Estratégia de Saúde da Família de Fortaleza. Docente da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). 

Denizielle de Jesus Moreira Moura, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Maria Vilani Cavalcante Guedes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, agregada à Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), livre docência em Educação em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de Federal do Ceará (2005). Atualmente é Professora Associada O da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. 

Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Estomaterapeuta. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)