Fatores associados à ocorrência de infecção e internação por COVID-19 em professores de Minas Gerais em 2020
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34602Palabras clave:
Infecções por coronavírus, Pandemia, Hospitalização, Professores escolares, Inquéritos epidemiológicosResumen
O objetivo do estudo foi identificar fatores associados à ocorrência de infecção e internação por COVID-19 entre professores da educação pública de Minas Gerais. Estudo transversal realizado entre agosto e setembro de 2020, via internet. As variáveis dependentes foram relato de teste positivo para COVID-19 e ocorrência de internação. Realizou-se Regressão de Poisson. Participaram 15.600 adultos, desses 1,2% foram infectados. Houve maior prevalência entre mulheres, com renda de 10 salários ou mais, plano privado de saúde, que não receberam informações sobre a COVID-19, obesos e cujo amigo ou familiar desenvolveu com sintomas graves da COVID-19. Entre os infectados, 6,5% foram internados, houve maior prevalência entre grupos de risco da COVID-19. A ocorrência da infecção relacionou-se às questões sociodemográficas, acesso a informações, saúde e contatos prévios. Já a internação foi mais prevalente nos considerados grupos de risco para COVID-19.