O Outubro Rosa na sala de espera: relato de experiência
Palabras clave:
Prevenção primária, Saúde da mulher, Medicina preventiva, Educação em SaúdeResumen
O movimento internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” tem se intensificado no Brasil desde a sua adesão pelo Governo Federal em 2010. A campanha tem como objetivo conscientizar acerca da importância do rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como desmistificar preconceitos. Com a finalidade de contribuir para com esse processo, acadêmicos de Medicina da UFV realizaram uma atividade educativa em sala de espera na UBS-Silvestre (Viçosa, MG), cujo objetivo central foi levar, em uma linguagem acessível, esclarecimentos à população acerca do “Outubro Rosa”. O presente trabalho consiste em um relato de experiência desta atividade, visando demonstrar as potencialidades deste tipo de intervenção. Quanto à metodologia, os estudantes se capacitaram e confeccionaram materiais impressos sobre o tema. Ainda planejaram uma exposição inicial sobre a campanha com realização na recepção da referida unidade e, posteriormente, promoveram um espaço para dúvidas e trocas de experiências. Estrategicamente, optou-se por fazer a atividade na mesma manhã, em que a unidade realizaria exame preventivo, visando o público-alvo da campanha. Acerca do relato de experiência, foram realizados alguns ciclos de apresentação e troca de experiência, à medida que novas pacientes chegavam. Cada exposição procurou elucidar às mulheres que o conhecimento sobre a doença e suas implicações podem impactar positivamente na saúde da população. Atingiu-se trinta pacientes que, em sua maioria, relataram terem sido esclarecidas quanto ao tema e que conseguiram tirar suas dúvidas. Além disso, a atividade permitiu aos seus organizadores um aprofundamento no tema e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e de trabalho em equipe. Em conclusão, a atividade feita em sala de espera mostrou-se eficaz no esclarecimento e na troca de conhecimento entre o saber científico e o saber popular no tema “Outubro Rosa”, sobressaindo-se como uma ferramenta potencialmente replicável em um contexto de atenção primária, especialmente quando integrada às outras atividades desta campanha.