Avaliação da integralidade na Atenção Primária à Saúde pelo usuário idoso: estudo transversal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.33312

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Integralidade em Saúde, Estudos Transversais, Idoso

Resumen

O objetivo do estudo foi avaliar a integralidade do cuidado segundo a percepção do idoso usuário da Atenção Primária à Saúde e sua associação com o uso dos serviços de saúde. Foi desenvolvido estudo transversal no município de Alfenas – Minas Gerais. A integralidade foi avaliada pelo questionário PCATool. As análises bruta e ajustada foram realizadas por regressão de Poisson. A amostra contemplou 166 idosos. A análise das medianas do número de respostas evidenciou elevado número de avaliações positivas; 57% da amostra relatou receber orientações sobre mudanças que ocorrem com o envelhecimento, mas apenas 13% relatou receber “orientações sobre incapacidade”. As medianas também apresentaram comportamento semelhante em todos os serviços. Conclui-se que idosos que usam mais os serviços não o percebem como mais integral, embora tenha sido evidenciada uma percepção positiva da oferta de ações pelos serviços avaliados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Carvalho Leite Gama Rocha, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Possui graduação em Fisioterapia (2013), residência em Saúde da Família (2015) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Especialização em UTI ADULTO pelo Universidade Redentor (INTERFISIO) ( 2015).  Atualmente fisioterapeuta intensivista no Hospital Bom Pastor (Varginha-MG).

Daniele Sirineu Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestra (2008) e doutora (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutora pela mesma instituição. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. 

Geraldo Eduardo Guedes de Brito

Professor Adjunto IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). 

Maria Jaqueline Pereira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Bolsista do programa PET- Saúde/ GRADUASUS pelo período de maio de 2016 a maio de 2018. 

Silvia Lanziotti Azevedo da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestra e doutora em Ciência da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) dentro da linha de pesquisa Saúde e Reabilitação do Idoso. Especialista em Gerontologia (FES-JF) e Gestão em Redes de Atenção à Saúde (EAD/ENSP/Fiocruz). Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento do Instituto de Pesquisas René Rachou/Fiocruz MG (NESPE/Fiocruz-MG). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Publicado

2021-11-05

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a