Educação Interprofissional e Prática Colaborativa: percepções de preceptores do internato médico em uma capital da Amazônia brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35082

Keywords:

Relações Interprofissionais, Preceptoria, Atenção Primária à Saúde

Abstract

Educação Interprofissional e Prática Interprofissional Colaborativa são temas emergentes, constituindo-se em componentes fundamentais de formação profissional e de atenção à saúde. Este trabalho teve tem como objetivo analisar as características de prontidão para o trabalho interprofissional bem como o uso da prática colaborativa dos preceptores do internato médico de Porto Velho, Rondônia.  Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir do questionário The Readiness for Interprofessional Learning Scale, traduzido e validado para o Brasil em 2015, aplicado a 30 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, preceptores do internato médico em Atenção Primária à Saúde.  Entre os resultados, observou-se que, no domínio “identidade profissional” – que se refere à autonomia profissional e aos objetivos clínicos de cada profissão –, os profissionais avaliados estão nas zonas de alerta e de perigo, sendo as médias apuradas de 3,7483±0,96896 para médicos e de 3,5873±1,09561 para enfermeiros. Faz-se necessário, então, investir na qualificação de profissionais voltada aos temas “trabalho em equipe” e “trabalho colaborativo”, com ênfase no domínio “identidade profissional”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arlindo Gonzaga Branco Junior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre Em Saúde da Familia (PROFSAUDE/UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/3286105295450000

Katia Fernanda Alves Moreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do ProfSaúde e Orientadora . Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/3724748838946483

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do ProfSaúde e Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/4735533503754813

Edson dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do ProfSaúde e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/7461825012810258

Cleson Oliveira de Moura, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do ProfSaúde, coordenador da COREMU e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/3309450050995617

Published

2022-04-05

Issue

Section

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)