Enfoque estratégico-situacional para o rastreamento do câncer do colo do útero: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.25995Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Estudos de Coortes, Atenção Primária à Saúde, Mulheres, Neoplasias do Colo do Útero.Resumo
Objetivo: Descrever a experiência de uso do enfoque estratégico-situacional para o rastreamento do câncer do colo do útero em um estudo de coorte. Síntese dos dados: A descrição desta experiência é relativa à segunda fase de um estudo de coorte, realizada no período de 2015-2016. A primeira fase da coleta de dados ocorreu em 2010-2012, contemplando 778 mulheres, entre 20 e 59 anos, residentes na área de abrangência de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Visando reavaliar as participantes, adotou-se o enfoque estratégico-situacional, concebido por quatro momentos de ação: explicativo (conduziu-se um diagnóstico do serviço das UBSs); normativo (definiram-se os objetivos a serem alcançados e formularam-se intervenções); estratégico (traçaram-se os mecanismos de viabilidade); tático-operacional (executaram-se, monitoraram-se e avaliaram-se as estratégias pré-estabelecidas). Ao final da segunda fase da coorte, após a realização de práticas educativas de promoção da saúde – com orientações a respeito da pertinência do teste de Papanicolaou – e a eliminação de barreiras de acesso à consulta ginecológica, do total de participantes elegíveis (n = 535), submeteram-se 479 às entrevistas e consultas ginecológicas, ou seja, obteve-se uma taxa de adesão equivalente à 89,5%. Conclusão: Apenas uma pequena parcela das mulheres se mostrou resistente à nova captação. O enfoque estratégico-situacional foi, portanto, elementar para a sistematização do processo de rastreamento do câncer do colo do útero. O reconhecimento de que todos os profissionais do serviço eram atores aptos a contribuir para o planejamento representou o ponto-chave na tomada de decisão e na delimitação de estratégias.