Avaliação da rotulagem nutricional de biscoitos recheados com apelo infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.25603

Palavras-chave:

rotulagem nutricional, criança, alimentação escolar

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar qualitativa e quantitativamente os rótulos de biscoitos recheados com apelo infantil encontrados em redes de supermercados do município de Juiz de Fora/MG. Foi realizado um estudo transversal que investigou as embalagens de biscoitos recheados destinados ao público infantil, especialmente os rótulos nutricionais, por meio de análises qualitativas – atendimento da presença das informações obrigatórias exigidas nas resoluções – e quantitativas – adequação dos valores de energia, carboidrato, proteína, fibras, sódio, gordura total, saturada e trans em relação ao percentual do valor diário recomendado (%VDR) da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para crianças de 2 a 6 anos de idade. Para a análise estatística foi utilizado o software SPSS® versão 21.0. Analisou-se 16 produtos e constatou-se que 100% da amostra atendeu aos itens obrigatórios que devem estar presentes na rotulagem preconizados pela legislação vigente. Em relação a energia, macronutrientes, sódio e fibras notou-se que a maioria dos produtos ultrapassou o %VDR para crianças. Os biscoitos recheados analisados apresentam alterações quantitativas na rotulagem nutricional em relação aos valores de referência para a população infantil. Reiteramos a necessidade de mudanças na regulamentação da rotulagem nutricional de forma a facilitar a compreensão dos consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Sequeira Fontes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2007) e em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Especialista em Voz pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2010) e mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora substituta do Departamento de Nutrição e integra o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC) da referida instituição. Possui experiência em Fonoaudiologia, Nutrição e Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Análise Perceptivo-auditiva, Análise Nutricional de População e Nutrição da Criança e do Adolescente.

Felipe Silva Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Graduado em Nutrição (2014) e mestre em Saúde (2016) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Informática em Saúde (2016) pela Universidade Federal de São Paulo; e especialista em Saúde Pública (2016), com ênfase em Saúde da Família, pelo Centro Universitário Internacional. Cursa doutorado em Saúde Coletiva (2017 - Atual), área de concentração em Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da UFJF. Foi professor substituto do Departamento de Nutrição da UFJF (2014), ao qual mantém-se vinculado como integrante do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva - G-PENSC (2014 - Atual). Ademais, atuou como pesquisador colaborador do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde - NATES (2015 - 2019), também da UFJF, e da Clínica de Investigação Cardiovascular/ELSA (2017 - 2019) da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Jéssica Carolina Assis Feitosa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mirella Lima Binoti, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Nutrição pela Universidade Vila Velha (2003), com mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)