A validação da informação autorreferida sobre realização do exame de papanicolaou em mulhres assistidas na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.27747

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Autorrelato, Rastreamento, Neoplasias do Colo do Útero, Teste de Papanicolaou

Resumo

Contexto: As informações autorreferidas são comumente utilizadas em pesquisas. Entretanto, podem apresentar vieses, comprometendo a qualidade dos dados obtidos e resultados encontrados. Em relação ao exame de Papanicolaou, o autorrelato sobre a realização do último exame norteia a programação do próximo exame de rastreio e é utilizado para estimar a cobertura do exame. Objetivo: Avaliar a validade da informação autorreferida sobre a realização do último exame de Papanicolaou em mulheres assistidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Métodos: A informação autorreferida sobre a realização do exame foi obtida em estudo transversal com mulheres de 20 a 59 anos atendidas em unidades com ESF, mediante aplicação de questionário. A informação padrão-ouro foi obtida por meio da busca de registros médicos de exames de Papanicolaou. A validade entre o padrão ouro e o autorrelato foi analisada por meio do cálculo do percentual de informação autorreferida adequada, da sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos e negativos. Resultados: Foram incluídas na análise 572 mulheres. O percentual de informação autorreferida adequada foi de 92,3%, sensibilidade de 98,2% (IC95% 96,5-99,1), especificidade de 52,0% (IC95% 40,1–63,8) e valores preditivos positivos e negativos, respectivamente de 93,3% (IC95% 90,8–95,2) e 80,8% (IC95% 66,3–90,3). Ressalta-se que não foi encontrada diferença nas medidas de validade em função das variáveis sociodemográficas. Conclusão: A partir dos dados apresentados, pode-se dizer que a informação autorreferida sobre realização do exame de Papanicolaou apresentou medidas de validade que garantem a credibilidade da informação e respalda o uso do autorrelato na avaliação da cobertura do exame e programação do próximo exame de rastreio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Teresa Bustamante-Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (1978), mestrado (1991), doutorado (2000) e pós-doutorado (2012) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2015/16 realizou estagio senior, com apoio da CAPES no Istituto Nazionale di Tumori di Milano, na área de epidemiologia do câncer. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordenadora do NATES/UFJF e editora geral da Revista de APS. Iniciou e coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (2007-2015), em que continua a atuar como docente permanente. Integra ainda o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF e do Mestrado profissional em Saúde da Família - PROFSAUDE. 

Vania Girianelli, ENSP/FIOCRUZ

Pós-doutorado em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social - UERJ (2009). Atualmente é Pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS) da Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca (ENSP) - Fiocruz, no qual é Coordenadora de Pesquisa e representante no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ENSP. Atua no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) na área de concentração Determinação dos processos saúde-doença: produção/trabalho, territórios e direitos humanos. Orienta alunos de iniciação científica (PIBIC), Especialização e Mestrado (acadêmico e profissional). Líder do grupo de pesquisa Epidemiologia aplicada ao estudo dos Direitos Humanos e Saúde, certificado pelo CNPq.

Carmen Justina Gamarra, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bacharel em Enfermagem - Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2000) - UNaM, revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Brasil (2015) - UFRGS. Especialização em Enfermagem no controle do câncer - INCA-RJ. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery /UFRJ (2004). Doutorado (2009) e pós-doutorado (2012) em Saúde Coletiva pelo IMS/Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA. Tem experiência no Ensino e na Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.

Yara Abrão Vasconcelos Vivas, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Mestrado em saúde, área Hematologia, subárea transplante de células tronco hematopoéticas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Especialista em Clinica médica pela Residência médica do Hospital Madre Teresa ( Belo Horizonte- MG/ 2015-2017). Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Residência médica do Hospital Universitário HU-UFJF ( Juiz de Fora- MG/ 2017-2019). Atualmente trabalha como médica Hematologista na Clínica Oncocentro- Grupo Oncoclínicas ( Belo horizonte- MG), e como médica horizontal de Clínica médica Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro( HMDCC- Belo horizonte- MG).

Angélica Atala Lombelo Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Enfermeira Bacharelada e Licenciada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família (HU/UFJF - 2015). Especialista em Educação Permanente em Saúde (UFGRS -2015). Mestra em Saúde Coletiva (UFJF/2017). Cursa doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018 - Atual). 

Kristiane de Castro Dias Duque, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Saúde Coletiva (UFJF).Doutora em Saúde (UFJF) Pós-graduada em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Gestão da Clínica, Formação Pedagógica na Área da Saúde e Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Experiência em: Preceptoria de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UFJF); Tutoria de EAD (Pós graduação/UFJF); Professora de Graduação em Enfermagem e Educação Profissional e Tecnológica; Enfermeira de Saúde da Família; e Gestão Local. Docente efetiva no Instituto Federal de Santa Catarina.

Maria Lúcia Salim Miranda Machado, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984) e mestrado em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Professora da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora e tutora á distância do curso de especialização Gestão Pública em Saúde/UFJF . Atualmente é assistente social da UBS do Bairro Industrial da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e preceptora de ensino do Serviço Social da Residência Multiprofissional da Saúde da Família/UFJF.

João Carlos Arantes Júnior, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora(1992), mestrado em Medicina Área de Concentração Ginecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP (2006). Atualmente é Professor Adjunto de Ginecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, na qual é coordenador do Estágio. 

Gulnar Azevedo e Silva, Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1978, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1991 e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1997. Foi coordenadora de prevenção do Instituto Nacional de Câncer entre 2003 e 2007. É professora do Instituto de Medicina Social (IMS) - UERJ desde 2000 e em janeiro de 2019 foi aprovada como professora titular. É bolsista de produtividade do CNPq e do programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Faz parte do Steering Committee do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (CONCORD), liderado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM). Em julho de 2018 foi eleita presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)