Nutrindo o saber: relato de experiência em práticas de educação alimentar e nutricional com pré-escolares

Autores

  • Pamella Donadoni
  • Jéssica Almeida Silva da Costa
  • Michele Pereira Netto

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16634

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, alimentação saudável, pré-escolar, escolar

Resumo

INTRODUÇÃO: Mediante os problemas alimentares e nutricionais de hoje, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se consolida como uma importante estratégia de promoção da saúde, principalmente na infância, por ser um momento em que o comportamento alimentar é construído. Suas ações baseiam-se em diferentes abordagens educacionais e pedagógicas que propiciam o diálogo e a reflexão sobre aspectos relacionados à alimentação e à nutrição ao longo da vida dos indivíduos. OBJETIVO: Apresentar a experiência vivenciada com a aplicação de atividades lúdico-pedagógicas em EAN para pré-escolares de uma instituição de ensino. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo que descreve o desenvolvimento de um projeto de intervenção nutricional por meio de atividades de EAN, denominado Nutrindo o Saber, realizado em uma escola privada, localizada na área urbana do município de Visconde do Rio Branco, estado de Minas Gerais, durante o período de agosto a outubro de 2017. Foram realizados nove encontros na escola, com duração de 60 minutos cada um. Dentre os métodos de ensino utilizados, incluíram-se expositivos-dialógicos, oficinas culinárias, práticas de análise sensorial e teatro de fantoches, de modo que o processo educativo acontecesse de maneira dinâmica e bilateral. Em todas as atividades, utilizou-se como referencial teórico o Guia Alimentar para a População Brasileira. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A amostra foi constituída por 56 pré-escolares e escolares de 2 a 7 anos. Ao final das atividades, por meio de um questionário, foi perguntado aos responsáveis se essas ações foram eficientes na mudança dos hábitos alimentares das crianças: 85,70% respondeu que sim. A EAN trabalhada de maneira lúdica, além de aproximar o conhecimento científico do universo infantil, também acelera o processo de aprendizagem proporcionando oportunidades de participação do público-alvo, desmitificando a teoria sobre o educando ser somente o receptor; e o educador, o detentor do conhecimento. Com o intuito de tornar as atividades prazerosas tanto para o educador quanto para o educando, procurou-se estabelecer um vínculo afetivo entre eles durante as ações de educação nutricional. CONCLUSÃO: Considera-se que as atividades propostas cumpriram seus objetivos de proporcionar conhecimento sobre alimentação saudável, sensibilizando o público para a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

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Publicado

2020-06-16

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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