Fatores associados com a insatisfação corporal de crianças e adolescentes de escola pública em município da Zona da Mata mineira

Autores

  • Narylle Maria Bacelar Chaib Zanolli
  • Ana Paula Carlos Cândido
  • Renata Maria Souza Oliveira
  • Larissa Loures Mendes
  • Michele Pereira Netto
  • Auta Iselina Stephan Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16400

Palavras-chave:

Imagem corporal; Criança; Adolescente

Resumo

Objetivos: determinar os fatores associados à insatisfação corporal entre estudantes de uma escola pública de um município da Zona da Mata mineira.

Métodos: foi realizado um estudo transversal, descritivo, analítico e exploratório. A amostra foi constituída por escolares entre oito e doze anos. Utilizou-se uma escala de figuras de silhuetas para avaliar a insatisfação corporal. Os dados foram analisados através do Statistical Software for Professional (STATA), versão 12.0. A medida de associação utilizada foi a Razão de Prevalência (RP), determinada através da regressão de Poisson com estimador de variância robusta. Foi considerado um nível de significância de 5% para definição do modelo final.

Resultados: observou-se frequência de insatisfação corporal de 86,5% e sua associação significativa com a porcentagem de gordura corporal, duração da atividade física, escolaridade materna e trabalho materno.

Conclusões: a infância e a adolescência são períodos em que se adquirem hábitos que poderão ser levados por toda a vida, além de representarem um público propenso a atitudes inadequadas. Assim, destaca-se a importância em se realizar pesquisas com esses indivíduos, especialmente relativas à imagem corporal, já que a insatisfação com o corpo traz pensamentos e sensações negativas, influenciando a saúde emocional, a qualidade de vida e o convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)