Um incentivo à comida de verdade: Relato de experiência em Educação Alimentar e Nutricional com escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16782

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Serviços de Saúde Escolar, Estado Nutricional, Guias Alimentares

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar um projeto de educação alimentar e nutricional desenvolvido com escolares em uma escola municipal da cidade de Juiz de Fora - MG. No período de maio a junho de 2018, foram realizadas quatro intervenções através de atividades de até 60 minutos cada, com intervalo de uma semana. As ações contaram com: questionário; exposição verbal com incentivo ao diálogo; recursos lúdicos; e oficina culinária. Também foi realizada antropometria, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, e para classificação de estado nutricional, utilizou-se o programa WHO AntroPlus®. Os resultados reforçaram a necessidade de ações de educação alimentar e nutricional. Quanto às atividades, houve boa aceitação, bem como compreensão, avaliada pelos comentários que traduziam, em suas palavras e contexto, o que lhes era ensinado. Notou-se que sequenciar o conteúdo, fazer uso de analogias e de abordagens lúdicas e participativas, foram escolhas que facilitaram o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle de Oliveira Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil(2018).

Jéssica Almeida Silva da Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (07/2015), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (03/2018), especialista Nutrição Clínica e Desportiva pela IESPE 903/2018).Professora Substituta no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF (2019). Integrante do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC) da UFJF e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UFJF. 

Michele Pereira Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrando as disciplinas de Nutrição Materno-infantil, Avaliação Nutricional 1 e Estágio Supervisionado em Nutrição Social para o curso de graduação em nutrição e Epidemiologia nutricional no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. 

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)