O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SUS

Autores

  • Ernande Valentin Prado Especialização em Saúde da Família / Universidade Federal de Pelota / Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFPel) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Darlle Soares Sarmento Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB
  • Luana Jesus De Almeida da Costa Jesus de Almeida Costa Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB

Palavras-chave:

Controle Social, Participação Comunitária, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que traz a importância do diálogo orientado pela educação popular como ferramenta fundamental para gestão participativa no SUS. A vivência foi desenvolvida entre julho e novembro de 2013, na cidade de Dias D’Ávila, região metropolitana de Salvador, Bahia, em três comunidades rurais com aproximadamente quinhentas famílias cada uma. Nestas comunidades, como em outras de Dias D’Ávila, trabalhadores da saúde, mantinham-se distantes da população. Considerando esse contexto, algumas pessoas representando a gestão, por meio do apoio institucional e o segmento dos trabalhadores, tomaram a iniciativa de criar espaços de aproximação entre estes e os cidadãos da área de abrangência desta Equipe de Saúde da Família, acreditando na contribuição que viria ter a promoção do diálogo entre estes atores para desenvolver uma participação popular engajada na reorientação do processo de trabalho deste serviço. A metodologia dos encontros privilegiou a escuta, o que potencializou a compreensão da comunidade sobre a diferença entre discutir o serviço de saúde e “a saúde”. Como resultados favoráveis, podemos considerar que houve a construção de uma relação de trabalho participativo a partir da aproximação entre profissionais e comunidade, com a vivência partilhada de informações e ideias, demonstrando a importância do diálogo como ferramenta estruturante desta relação. Assim, foram pactuadas algumas ações reorientadoras do processo de trabalho, tais como a reorganização dos processos assistenciais, a implantação de ações programáticas do Ministério da Saúde, o apoio à viabilização e a organização de uma cooperativa e a mediação com outros setores da prefeitura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernande Valentin Prado, Especialização em Saúde da Família / Universidade Federal de Pelota / Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFPel) Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Ernande Valentin do Prado é enfermeiro, Sanitarista e Educador Popular. Apoio Pedagógico do curso de Especialização em Saúde da Família na Universidade Federal de Pelota / Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFPel); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde DA UFPB e da Rede de Educação Popular e Saúde (RedePop);

Darlle Soares Sarmento, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB

Farmacêutica, Pesquisadora do Projeto de Vivências em Extensão Popular no sistema Único de Saúde (VEPOPSUS), Universidade Fededral da Paraíba.

Luana Jesus De Almeida da Costa Jesus de Almeida Costa, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB

Fisioterapeuta, Pesquisadora do Projeto de Vivências em Extensão Popular no sistema Único de Saúde (VEPOPSUS), Universidade Fededral da Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos Originais