CONSTRUINDO CIDADANIA: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE VIA RÁDIO COMUNITÁRIA

Autores

  • Ernande Valentin Prado Faculdade AGES
  • Fabiana Lopes Martins Faculdade AGES
  • Maria Claudia Tavares de Mattos Universidade Federal de Sergipe
  • Adilson Lopes dos Santos Secretaria de Saúde de Curitiba

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde da Família.

Resumo

O artigo relata o que foi o programa Saúde Comunitário desenvolvido pela Equipe de Saúde da Família da área urbana da cidade de Rio Negro, Mato Grosso do Sul, na rádio comunitária Rio Negro FM entre 2005 e 2008. Saúde Comunitária fazia parte das atividades cotidianas da ESF com a finalidade de motivar debates em torno de temas importantes para saúde e cidadania. Alguns servidores atuavam nas pesquisas e desenvolvimento dos temas e não necessariamente à frente dos microfones. Conforme o tema, outros profissionais e principalmente populares eram convidados a falar, pois a intenção era criar um diálogo entre o saber popular e o saber dos trabalhadores da saúde. O propósito  do projeto era partilhar informações com a população e com os servidores, mobilizando e suscitando a participação em atividades presenciais, divulgar serviços, contribuir com a conscientização dos servidores quanto ao trabalho. Trabalhávamos com a ideia de autonomia da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernande Valentin Prado, Faculdade AGES

Enfermeiro, Sanitarista e Professor de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe – Campus de Lagarto (UFS) e Faculdade AGES – Bahia; Rede de Educação Popular e Saúde (RedEPop) e  do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde (CNEPS); Especialista em Saúde Pública; Enfermeiro.

Fabiana Lopes Martins, Faculdade AGES

Professora de Enfermagem na Faculdade AGES – Bahia; Especialista em Educação Profissional na área de saúde na UFMG; Enfermeira formada pela Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab” – FEOJ;

Maria Claudia Tavares de Mattos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto (USP) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Adilson Lopes dos Santos, Secretaria de Saúde de Curitiba

Enfermeiro de Estratégia Saúde da  Família, Especialização em Fitoterapia pelas Faculdades Espírita de Curitiba e Gestão pública pelo ICEET de Curitiba, atuante na área de saúde coletiva desde 2004, atualmente lotado na SMS da cidade de Curitiba;

Downloads

Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Relatos de Experiência