O CUIDADO À MULHER COMO CENTRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Ernande Valentin Prado Faculdade AGES - Bahia; Rede de Educação Popular e Saúde; Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde (CNEPS/MS)

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Cuidados de Enfermagem, Saúde da Família

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e discutir a implantação do Programa Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade de Rio Negro, no Mato Grosso do Sul (MS), entre o ano de 2007 e 2008. O entendimento era que a mulher é quem cuida chamando para si a responsabilidade por toda família. Por isso, concluiu-se que para cuidar verdadeiramente da mulher, [R1] precisa-se atender toda a família e a comunidade. Trata-se de um relato de experiência que demonstra como a organização do programa de saúde da mulher potencializou a implantação dos diferentes programas de Atenção Básica do Ministério da Saúde e a própria organização da ESF  enquanto modelo de saúde alternativo ao modelo biomédico. A partir do entendimento das necessidades da mulher, toda comunidade se beneficiou, pois o serviço foi organizado de forma a cuidar e não simplesmente vigiar a saúde da população. 

 [R1]É bom colocar já o verbo no preente, ok? Ficou muito bom

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernande Valentin Prado, Faculdade AGES - Bahia; Rede de Educação Popular e Saúde; Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde (CNEPS/MS)

Sanitarista, Enfermeiro, Professor de Enfermagem na Faculdade AGES – BA. Rede de Educação Popular e Saúde (RedePop) e  Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde (CNEPS/MS).

Downloads

Publicado

2015-02-04

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)