PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE (RS)

Autores

  • Renata Escobar Grupo Hospitalar Conceição
  • Caren Serra Bavaresco Grupo Hospitalar Conceição
  • Caroline Maria Bonacina Grupo Hospitalar Conceição
  • Amanda Ramos da Cunha Hospital Moinhos de Vento

Palavras-chave:

vigilância nutricional, desenvolvimento infantil, atenção primária à saúde.

Resumo

Introdução: O monitoramento do crescimento infantil é considerado um dos melhores indicadores de saúde da criança em razão de sua estreita dependência de fatores ambientais, tais como alimentação, doenças, cuidados de higiene, condições de habitação e saneamento básico e acesso aos serviços de saúde, refletindo assim, as condições de vida da criança.

Objetivos: Conhecer o perfil nutricional das crianças de 0 a 5 anos de uma unidade de saúde de atenção primária, possibilitando um direcionamento de ações individuais e coletivas mais adequadas às necessidades dessas crianças.

Método: Foram avaliadas 176 crianças menores de 5 anos de um total de 222 cadastradas em uma unidade de saúde, sendo 86 (48,86%) do sexo masculino e 90 (51,14%) do sexo feminino. Os dados referentes ao peso e estatura foram coletados, de maneira transversal, diretamente dos prontuários das crianças e são provenientes de consultas que ocorreram entre março e setembro de 2008. Aquelas que não continham dados recentes no prontuário foram convidadas a comparecer à unidade para pesagem e medida da estatura. Para a avaliação do estado nutricional das crianças foram utilizados os índices Estatura para Idade (E/I) e IMC para a Idade (IMC/I) conforme as curvas do Multicentre Growth Reference Study (OMS).

Resultados: Das crianças avaliadas, 5,68% apresentaram baixa estatura e 1,14% baixo IMC para a idade. O percentual encontrado de crianças com sobrepeso foi de 14,2% e 8,52% de obesidade. Dentre as crianças classificadas com baixa estatura, 80% eram do sexo feminino. Os índices de sobrepeso e obesidade também foram maiores entre as meninas, 28,89% contra 16,28% nos meninos.

Conclusões: A vigilância do estado nutricional das crianças menores de cinco anos permitiu estabelecer um perfil dessa população, tendo o sobrepeso uma maior prevalência sobre a desnutrição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Escobar, Grupo Hospitalar Conceição

Nutricionista do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição.

Caren Serra Bavaresco, Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgião Dentista - SSC/GHC
Preceptora RIS/GHC
Consultora Odontologia - Projeto Telessaúde RS
Mestre e Doutora Bioquímica/UFRGS

Pós-Doutoranda em Epidemiologia/UFRGS

Caroline Maria Bonacina, Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgiã-Dentista 

Amanda Ramos da Cunha, Hospital Moinhos de Vento

Odontóloga do Hospital Moinhos de Vento

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>