O cuidado odontológico do paciente portador de diabetes mellitus tipo 1 e 2 na Atenção Primária a Saúde

Autores

  • Betina Garay Terra GHC
  • Ricardo Rahal Goulart GHC
  • Caren Serra Bavaresco Grupo Hospitalar Conceição

Palavras-chave:

Odontologia, Diabete Mellitus, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi a construção de um protocolo de atendimento clínico ao paciente odontológico portador de Diabetes Mellitus (DM) na Atenção Primaria à Saúde (APS), baseando-se em uma entrevista aplicada aos Cirurgiões-Dentistas do Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Um total de 11 Odontólogos contratados foram entrevistados, representando 52% do total de Cirurgiões-Dentistas contratados. A entrevista serviu de instrumento para avaliar o conhecimento sobre o cuidado do paciente portador de DM e a partir das respostas encontradas, percebeu-se a necessidade da criação de um protocolo voltado à atenção odontológica desses pacientes. Assim, realizou-se busca de artigos científicos na base de dados PUBMED, Cochrane e Scielo e em livros atualizados sobre o tema. A grande demanda desses pacientes na APS e a importância do controle do distúrbio exigem métodos que favoreçam a aquisição de conhecimento e atendimento adequado e resolutivo dos diabéticos pelos cirurgiões-dentistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Garay Terra, GHC

Cirurgião-Dentista PMSJEspecialista em Saúde da Família e Comunidade (RIS/GHC)Consultora Odontologia - Projeto Telessaúde RS

Ricardo Rahal Goulart, GHC

Odontólogo contratado do Grupo Hospitalar Conceição. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Caren Serra Bavaresco, Grupo Hospitalar Conceição

Cirurgião Dentista - SSC/GHC
Preceptora RIS/GHC
Consultora Odontologia - Projeto Telessaúde RS
Doutoranda Clínica Odontológica - Cariologia/UFRGS
Mestre e Doutora Bioquímica/UFRGS

Downloads

Publicado

2011-05-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>