A Educação em Saúde como aporte estratégico nas práticas de saúde voltadas ao HIV/AIDS e o papel da equipe de saúde neste processo.

Autores

  • Heloisa Helena da Silva Guedes UFJF
  • Auta Iselina Stephan-Souza UFJF

Palavras-chave:

Educação em Saúde, práticas educativo-pedagógicas, cuidado integral, Equipe de Saúde, HIV/AIDS

Resumo

Com o avanço no número de casos registrados de HIV/AIDS e as mudanças percebidas no perfil da população acometida, o educar em saúde torna-se ferramenta fundamental, permeando as práticas desenvolvidas pelos profissionais de saúde, um dos atores envolvidos no processo educativo do cuidado. O sentido de Educação em Saúde adotado neste trabalho pauta-se na perspectiva crítica do educar tendo em vista a maior abertura dos processos educativos orientados pela Educação Popular – para além da aquisição de informações –, preconizando o direito à saúde, o atendimento qualificado em HIV e a participação dos usuários enquanto sujeitos de direitos, com vistas a atender ao usuário de forma integral. O presente artigo tem por objetivo discutir perspectivas atuais sobre o emprego da Educação em Saúde como aporte estratégico nas práticas de saúde voltadas ao HIV/AIDS – dada às novas configurações que a mesma tem apresentado na realidade brasileira –, destacando o papel da equipe neste processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Helena da Silva Guedes, UFJF

Assistente Social, graduada na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora/FSS-UFJF (2003), especialista em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva /UFJF (2005), aluna do Programa de Mestrado em Serviço Social/FSS-UFJF (2008-2010). Possui experiência na área de Serviço Social, de Saúde Coletiva através da docência. Atualmente, desenvolve o estudo sobre as práticas em saúde desenvolvidas nos serviços de referência em HIV/AIDS no Município de Juiz de Fora/MG em dissertação de Mestrado.

Auta Iselina Stephan-Souza, UFJF

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1977), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e pós-doutorado pelo IMS/UERJ (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, leciona as disciplinas - Seminário de Pesquisa e Política de Saúde nos Mestrados de Serviço Social e de Saúde Coletiva, Política de Seguridade Social (Saúde) na graduação, coordena um projeto interdisciplinar de pesquisa sobre a Regionalização em Saúde na macrorregião Sudeste/MG, financiado pela Fapemig e participa de um projeto de pesquisa sobre a Integralidade: Acesso, Processo de Trabalho e Gestão Pública na atenção primária em Juiz de Fora, também financiado pela Fapemig. Tem experiência na área de Serviço Social e de Saúde Coletiva e apresenta estudos sobre os seguintes temas: Serviço Social e Saúde (Política de Seguridade, Trabalho em Saúde, Residência Hospitalar) e Saúde Coletiva (Regionalização, Integralidade, Acesso, Gestão do SUS, Interdisciplinaridade e Trabalho Coletivo). Endereço de contato: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, Campus Universitário. Bairro Martelos, Juiz de Fora/MG.

Downloads

Publicado

2009-11-29

Edição

Seção

Artigos Originais