ACESSO E REGIONALIZAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DE UM SERVIÇO AMBULATORIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE

Autores

  • Marcélia Guimarães Paiva
  • Auta Iselina Stephan-Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Júlio Maria Fonseca Chebli Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa Bustamante-Teixeira

Palavras-chave:

Regionalização. Acesso. Sistemas de Saúde. Doença de Crohn

Resumo

Este artigo compõe o subprojeto - estudo epidemiológico, que  retrata o Serviço de Doenças Intestinais Inflamatórias do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. É  parte do  projeto Estudo da Regionalização e Organização da Assistência de Média e Alta Complexidade na Macrorregião Sudeste de Minas Gerais. Neste texto avalia-se esse Serviço em relação às normas que determinam a regionalização da  assistência à saúde para identificar os limites e possibilidades do acesso e a caracterização dos usuários que, em  face às peculiaridades da doença, são orientados para o atendimento fora dos padrões regulamentados no Plano  Diretor de Regionalização do Estado de Minas Gerais. A situação diferenciada  é o foco deste estudo considerando-se o processo de contratualização entre a Secretaria  Municipal de Saúde e o Hospital Universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auta Iselina Stephan-Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora dos Mestrados em Saúde Coletiva e Serviço Social  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz  (FIOCRUZ)

Júlio Maria Fonseca Chebli, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Doutorado em Saúde Brasileira da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Coordenador dos ambulatórios de Pâncreas-Vias Biliares e de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Doutor em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Downloads

Publicado

2010-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)