Educação Superior em Turismo para o Século XXI: o Caso da Universidade do Algarve

  • Julio da Costa Mendes Faculdade de Economia Universidade do Algarve
  • Ana Cláudia Campos
Palavras-chave: Turismo, Ensino, Internacionalização, Inovação, Doutoramento

Resumo

Tendo como cenário uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do ensino e da investigação em Turismo, o artigo começa por contextualizar e discutir as razões que estão na base do processo de internacionalização em curso na Universidade do Algarve para, num segundo momento descrever genericamente o seu posicionamento e compromisso com o ensino e a investigação em turismo, e o seu mais recente, e inovador, projecto de consolidação da internalização nesta área – a candidatura a um programa de Doutoramento Europeu em Turismo Erasmus Mundus.

Biografia do Autor

Julio da Costa Mendes, Faculdade de Economia Universidade do Algarve

Doutorado em Gestão, ramo de Estratégia e Comportamento Organizacional (Universidade do Algarve/UAlg). Professor Auxiliar da Faculdade de Economia/
UAlg e Membro da Coordenação do Programa de Doutoramento em Turismo. Director do Mestrado em Gestão das Organizações Turísticas. Membro
do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações. Investigador na área da Gestão e do Turismo (Gestão Integrada da Qualidade nos Destinos,
Marketing, Gestão das Marcas e Experiência Turística). E-mail: jmendes@ualg.pt

Ana Cláudia Campos

Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve/UAlg. Doutoranda em Turismo pela UAlg,
na qual também é docente e responsável pela disciplina de Ética Empresarial. Desenvolve projecto no âmbito da experiência turística de co-criação e as
suas principais áreas de interesse são a comportamento do turista, experiência turística, marketing turístico, gestão e marketing dos destinos turísticos. É
investigadora no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da UAlg. E-mail: acalves@ualg.pt

Referências

Burmaster, E. (2005) International Education Recommendations, Wisconsin Department of Public Instruction, University of Wisconsin.

Cooper, C., Sheperd, R., Westlake, J. (2001) Educando os Educadores em Turismo: Manual de Educação em Turismo e Hospitalidade, São Paulo: Roca.

Guerreiro, J. (2009) Programa de Acção, Candidatura a Reitor da Universidade do Algarve, Universidade do Algarve, Faro.

Silva, João Albino, Paulo M. Rodrigues Júlio Mendes and Luís N. Pereira (2009) “A Tourism Research Agenda for Portugal”, International Journal of Tourism Research, 12, (1), 90-101.

Urry, J (1990) The Tourist Gaze, London: Sage Publications.
Publicado
2014-10-01
Seção
PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA