Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-08-15. Leia a versão mais recente.

O presente aqui e agora: uma leitura poético-política da inserção das composições do músico Hermeto Pascoal no mundo da blockchain.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2025.v20.48324

Resumo

Em agosto de 2021 o músico e multi-instrumentista Hermeto Pascoal colocou em leilão o conteúdo de algumas das suas composições feitas durante a pandemia. Bastava entrar no site phonogram.me para participar de vários leilões nos quais se podiam adquirir não apenas partituras, mas também direitos de uso das composições do artista. A tecnologia que intermediava essa possibilidade era a blockchain, uma ferramenta caracterizada por operar descentralizada, anônima e publicamente. O uso da tecnologia se enquadra na chamada Web3, entendida como um novo funcionamento da internet, no qual não apenas se lê conteúdo (Web 1.0), se lê e ou escreve (Web 2.0: Youtube, Spotify, Instagram, Facebook, entre outros) mas também se cria valor e a possibilidade de propriedade sem terceiros (Web 3.0) (Q. Yang et al. 2023). As primeiras duas seria consideradas formas de internet de informação e a última como forma de criação de valor na internet. Nessa nova ferramenta tecnológica o pesquisador tentou adquirir uma das partituras, (entendida no mundo da Web 3 como NFT, tokens no fungíveis): ganhou um leilão e recebeu uma mensagem de espera para o respectivo envio do arquivo. Porém recentemente a plataforma saiu do ar indicando que se encontrava em um processo de evolução. O pesquisador tentou durante vários meses entrar em contato com a equipe técnica sem nenhum resultado. A partir dessa experiência etnográfica me interessa explorar as implicações, ainda pouco exploradas, do registro, difusão e consumo fonográficos no mundo da Web 3.0; entendendo-a também como uma nova forma tecnológica de distribuição e consumo do som, diferente de plataformas como Youtube, Instagram etc. O que esse caso etnográfico pode nos dizer sobre os novos arranjos político-poéticos contemporâneos? Para tentar responder essa pergunta primeiro vou descrever brevemente essas tecnologias (Web 3.0 e blockchain), posteriormente introduzirei o caso da plataforma phonogram.me e as obras de Hermeto Pascoal e finalmente proporei uma possível leitura das políticas e poéticas sonoras no mundo da Web 3.0 a partir dos conceitos de aura, reprodutibilidade técnica e origem em Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

carlos mario sánchez, PPGAS UFRJ

Carlos Mario Sánchez se formó en Ciencia Política en la Universidad del Rosario (Bogotá, Colombia) y actualmente cursa doctorado en antropología social en el Museo Nacional (PPGAS-UFRJ). Investiga las implicaciones políticas del surgimiento de tecnologías como blockchain, NFT (tokens no fungibles) y monedas digitales en Brasil, particularmente en Río de Janeiro. A través de esta trayectoria, se ha propuesto aportar una comprensión crítica de la metafísica para reflexionar políticamente sobre el presente.

Publicado

2025-08-15

Versões