Da Vontade de fazer música à gravação em pequenos estúdios caseiros: A Emergência da Produção Musical Local em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2025.v20.48151Resumo
O artigo se propõe refletir sobre as condições de possibilidade da emergência da produção musical local em Cabo Verde em pequenos estúdios e estúdios caseiros, protagonizada por uma rede de artistas residentes, cujos projetos não obedecem, necessariamente, a parâmetros convencionais de performance, autoria, criação e produção musical, e que, não raras vezes, recebem o rótulo de ka múzika [não é música], como negação da sua condição artístico-musical. Com base em narrativas dos músicos deste universo, o texto sugere que o surgimento e desenvolvimento, na capital, Cidade da Praia, e em outros pontos do país, principalmente, a partir dos anos 1980, deste tipo de produção musical, estão ligados a processos mais amplos que conectam trajetórias fortemente permeadas pela mobilidade e circulação internacional - e com elas as denominadas influências culturais, o acesso e a disponibilidade de equipamentos e aparatos eletrónicos e tecnológicos - entrecruzadas com a busca por territórios existenciais e por espaços de afirmação individual e coletiva, que nos induzem a conceções e entendimentos alternativos de música, autoria e música cabo-verdiana.
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