Antropologia, arte e compartilhamento de saberes sobre a cidade: encontros, caminhadas e produção audiovisual em projeto de pesquisa e extensão universitária

Autores

  • Lilian Sagio Cezar Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Caterine Reginensi Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Julia Dias Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF https://orcid.org/0000-0002-5503-1918

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2020.v15.29536

Resumo

Neste artigo as autoras descrevem e analisam o processo de pesquisa desenvolvido a partir de metodologias qualitativas e participativas envolvendo performances e produção audiovisual com jovens integrantes do grupo de teatro Oriundo em articulação ao Projeto de Pesquisa e Extensão AntropoArte (2017 e 2018), numa favela da cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. O processo de pesquisa articula o campo da antropologia, produção audiovisual e arte para discutir com os interlocutores o acesso desigual à cidade e o processo complexo de mudança que alguns desses jovens e suas famílias vivenciaram ao serem removidos da favela Margem da Linha para o programa habitacional “Morar Feliz”. Esses temas foram abordados por meio da proposição dialógica de performances, caminhadas fotográficas, produção de árvores genealógicas e entrevistas com jovens e seus familiares, materiais sistematizados a partir da produção do filme “Caminhadas e Encontros - da Margem da Linha à Tapera III” (33: 01´: 2019) e das ações desenvolvidas pelo grupo teatral que permitiram abordar possíveis contribuições da antropologia às extensão universitária, debatendo os significados que os interlocutores, em sua maioria jovens negros, dão as suas ações e referências estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterine Reginensi, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

 Possui doutorado em Sociologia - Université de Paris VIII (1986). Possui também HDR (Habilitation à diriger des recherches), 2012, (Livre docência) em antropologia urbana. Atualmente é professora titular LEEACCH -Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro. Professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política - PPGSP e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais - PPGPS.

Julia Dias Pereira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Graduada em Ciências Sociais e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da UENF. Cursa Licenciatura em Música pelo IFF - Guarus. Atuou como Educadora Sociambiental no Projeto de Educação Ambiental Pescarte e integrou a equipe de Pesquisa e Produção Audiovisual. Tem experiência com pesquisa quantitativa, com o método de survey, e qualitativa, trabalhando na área de Antropologia, mais especificamente com Antropologia Visual, utilizando a imagem como forma de produção de conhecimento. Trabalha com cultura popular e expressões culturais afro-brasileiras.

Downloads

Publicado

2020-12-15