Multiplicidades-ciborgue, reabilitações e reflexões sobre o corpo: uma conversa entre dois cientistas

Autores

  • Marco Antonio Gavério Doutorando em Sociologia pela UFSCar
  • Gil Vicente Nagai Lourenção Departamento de Política Científica e Tecnológica - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2020.v15.27336

Resumo

Esse texto é um experimento em que buscamos relatar os respectivos campos teóricos e algumas noções etnográficas decorrentes das nossas pesquisas sociais em torno de práticas tecno científicas. Dessa forma tencionamos apresentar algumas descrições de nossos ambientes de pesquisas visando explorar possíveis aproximações e distanciamentos. As aproximações se dão justamente nas discussões a respeito do corpo, algumas práticas de ciência vistas pelos dois pesquisadores e na noção de reabilitação física. Os distanciamentos, se existem, devem-se propriamente às diferenças de abordagens e às particularidades dos nossos campos de pesquisa. Logo, apontaremos para uma discussão sobre o corpo através de algumas práticas científicas observadas e notaremos alguns elementos a respeito dos estudos sobre a ciência da reabilitação corporal. Para tanto faremos uma pequena revisão sobre cibernética e ciborgues e entraremos na problemática do corpo, ciências, e na reabilitação física como modo de exemplificar uma pesquisa em andamento que articula esses próprios elementos ao longo do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Gavério, Doutorando em Sociologia pela UFSCar

É Cientista Social pela UFSCar, mestre e doutorando pela pós-graduação em sociologia da mesma universidade. É membro do grupo de pesquisa SEXent – Sexualidade, corpo e entretenimento -, organizado pelo professor Jorge Leite Júnior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9891680002272215. O Autor informa que sua pesquisa de doutorado é financiada pela CAPES, através do processo: 88882.330899/2015-01, agradece fundamentalmente à essa Coordenação pelo financiamento. O autor também informa que a investigação está registrada na plataforma Brasil e segue todos os preceitos éticos exigidos pelo Sistema CEP-CONEP de Ética em Pesquisa. A pesquisa está sobre o processo: CAAE: 80454517.0.0000.5504 

Gil Vicente Nagai Lourenção, Departamento de Política Científica e Tecnológica - Unicamp

Gil Vicente Nagai Lourenção- Julho de 2019

Pesquisador Pós Doutor - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Doutoramento pela mesma universidade [2016], três anos de pesquisa na Universidade de Tsukuba – Japão e desenvolvendo pesquisa de Pós Doutorado em um projeto conjunto de autoria própria entre o Departamento de História e Antropologia da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Tsukuba, no Japão, e pelo Instituto de Geociências do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp.

Tenho experiência na área de Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas e áreas de interesse: Politica científica e tecnológica, Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Energia, Filosofia Corporal Japonesa, Antropologia do e no Japão, Artes Marciais Japonesas, Construção e fragmentação do Corpo, Personitude, Teoria ciborgue, interfaces humano-máquina. Escrevi dois livros acadêmicos e uma série de artigos sobre caminhos marciais japoneses, imigração e emigração Japonesa e Nipo-brasileira, Transnacionalismo e Transculturalismo, Migrações Internacionais e Japonesidades. Filiado às seguintes associações: Society for Social Studies of Science-4S, GEICT- Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia, Budo Kenkyukai – Grupo de Estudos em Budo e Caminhos Marciais Japoneses, ABEJ - Associação Brasileira de Estudos Japoneses; Fundação Japão - Estudos Japoneses; Laboratório de Estudos migratórios- LEM-UFSCar; UFSCar; ABA – Associação Brasileira de Antropologia; ABMON – Associação de Bolsistas do Governo Japonês 「文部科学省」; Academia Japonesa de Budō –日本武道学会, JASCA - Associação Japonesa de Antropologia Cultural.

Downloads

Publicado

2020-04-15