Apresentação: Direitas no Brasil contemporâneo

Autores

  • Jorge Chaloub PPGCSO/ UFJF
  • Pedro Lima UFRJ
  • Fernando Perlatto UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2018.v13.13988

Resumo

Apresentação do dossiê "Direitas no Brasil contemporâneo", organizado por Jorge Chaloub, Pedro Lima e Fernando Perlatto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Chaloub, PPGCSO/ UFJF

Jorge Chaloub é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atua nas áreas de Teoria Política, Pensamento Político-Social Brasileiro, Filosofia Política, História do Brasil Contemporâneo e Sociologia do Direito. Suas atuais e recentes pesquisas tratam dos seguintes temas: as direitas brasileir as após 1945; a presença das linguagens do direito e da economia no imaginário político contemporâneo; o papel do Judiciário brasileiro após 1988; as representações da República de 1946 durante a redemocratização; o Pensamento político-social brasileiro e o Brasil contemporâneo.

Pedro Lima, UFRJ

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Lecionou no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGSOC-UEL). Pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Ciência Política da USP. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UERJ (IESP-UERJ, 2015). Possui Mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (2008) e graduação em Ciências Sociais pela UERJ (2006). Atua nas áreas de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.

Fernando Perlatto, UFJF

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor do Programa de Pós-Graduação em História desta instituição. É Pesquisador e Coordenador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS), vinculado à UFJF. Foi Pesquisador Visitante do Institute for Public Knowledge da New York University (IPK/NYU), Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nas seguintes temáticas: história política, Brasil republicano, teoria social, esfera pública, intelectuais. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF.

Downloads

Publicado

2018-12-20