Liberalismos, direitos humanos e ordem no Brasil contemporâneo: entrevista com Luiz Eduardo Soares

Autores

  • Pedro Lima UFRJ
  • Jorge Chaloub PPGCSO/ UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2018.v13.13986

Resumo

Quarta-feira, dia 21 de novembro, fomos gentilmente recebidos por Luiz Eduardo Soares para uma entrevista sobre o lugar das direitas no Brasil contemporâneo. A feição do dossiê, composto por temas e abordagens diversas, requeria um entrevistado capaz de articular distintos olhares para a ascensão das direitas. Luiz Eduardo preenche com sobras os requisitos. O entrevistado dispensa maiores apresentações, mas cabe brevemente mencionar sua vasta trajetória acadêmica - como professor de UNICAMP, IUPERJ e UERJ, além de visiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University – e ampla experiência em cargos públicos, como seu período enquanto Secretário nacional de segurança pública bem demonstra. A entrevista expõe um intelectual diretamente comprometido com causas públicas e capaz de olhar o atual momento conturbado a partir de múltiplas perspectivas, em discurso onde reflexões sobre a formação da sociedade brasileira e as tradições da nossa política se encontram com suas experiencias no mundo público. Em tempos de profundas dúvidas sobre a natureza e as saídas para a atual crise, Luiz Eduardo Soares oferece interpretações distantes do conformismo da maior parte das análises de conjuntura contemporâneas.

Biografia do Autor

Pedro Lima, UFRJ

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde agosto de 2018. Lecionou no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGSOC-UEL). Pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Ciência Política da USP. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UERJ (IESP-UERJ, 2015). Possui Mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (2008) e graduação em Ciências Sociais pela UERJ (2006). Atua nas áreas de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.

Jorge Chaloub, PPGCSO/ UFJF

Jorge Chaloub é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atua nas áreas de Teoria Política, Pensamento Político-Social Brasileiro, Filosofia Política, História do Brasil Contemporâneo e Sociologia do Direito. Suas atuais e recentes pesquisas tratam dos seguintes temas: as direitas brasileir as após 1945; a presença das linguagens do direito e da economia no imaginário político contemporâneo; o papel do Judiciário brasileiro após 1988; as representações da República de 1946 durante a redemocratização; o Pensamento político-social brasileiro e o Brasil contemporâneo.

Downloads

Publicado

2018-12-20