Das condutas de risco ao silêncio: entrevista com David Le Breton
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2018.v13.12409Resumo
David Le Breton é professor da Universidade de Estrasbourgo, na França. Sua obra é referência incontornável em reflexões sobre a condição do corpo na sociedade ocidental. Muitos de seus trabalhos foram traduzidos para o português, tais como “Adeus ao corpo” (Papirus, 2007); “As paixões ordinárias: antropologia das emoções” (Vozes, 2009); “Antropologia do corpo e modernidade” (Vozes, 2011), “Antropologia da dor” (Fap-Unifesp, 2013) e “Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea” (Vozes, 2018).
Em primeiro de março de 2018, David Le Breton proferiu a conferência “Experiências da dor: uma antropologia”, na PUC - Rio de Janeiro. No dia seguinte, o pesquisador nos recebeu no hotel em que estava hospedado e durante mais de uma hora respondeu de forma solícita às questões formuladas por nós. Ao recuperar sua trajetória, deixou nítido em que medida entende o engajamento com a pesquisa; como o envolvimento com certos temas requer, por seu turno, o estabelecimento de uma “boa distância” e dentre muitos outros assuntos, abordou como o silêncio pode ser mote para muitas palavras. Sublinhamos, por fim, a atenção às questões que lhe colocamos em diálogo com nossos interesses de pesquisa.
Agradecemos à Marine Lila pela transcrição do áudio em francês. Atradução foi feita por Thais Costa, revisão e edição final couberam à Lilian Gomes.