Elementos para uma sociologia do consumo: o automóvel como símbolo de distinção social

  • Laura Senna Ferreira UFSM

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar o debate sociológico envolvendo o consumo. Distingue-se uma acepção que acentua, essencialmente, as determinações utilitaristas e funcionais, de uma abordagem que enfatiza as razões culturais, subjetivas e sociais que interagem com os condicionantes econômicos nas relações de consumo. Ao longo do artigo, tais perspectivas são consideradas, a partir de uma reflexão sobre o consumo do automóvel. Procura-se entender a aquisição e uso deste bem como uma forma de sociabilidade, a qual envolve um cerimonial de hierarquização e distinção social.

Biografia do Autor

Laura Senna Ferreira, UFSM
Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Professora adjunta no Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Publicado
2016-08-30