O nègre marron e as marronagens conceituais na Martinica contemporânea: reflexões sobre a teoria estética do marronismo moderno de René Louise¹

Autores

  • Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Departamento de Ciências Sociais

Resumo

Este artigo discute a teoria estética do marronismo moderno criada pelo artista plástico martinicano René Louise, a partir da centralidade do nègre marron em sua obra e especialmente em seu manifesto do marronismo moderno. Na Martinica, os significados atribuídos ao nègre marron associaram-se muitas vezes à demarcação de posicionamentos políticos, sobretudo no período de pós-departamentalização, onde passou a indicar uma postura essencialmente anti-assimilacionista em relação à França, transformando-se em ícone da identidade martinicana para alguns grupos. Assim, inicialmente, buscarei interrogar os significados atribuídos a este personagem na sociedade martinicana e em distintos movimentos literários que contribuíram para conformar o debate em torno da questão da “identidade martinicana”, para em seguida apresentar a teoria estética do marronismo moderno. Por fim, analisarei uma instalação apresentada pelo artista em uma exposição em Paris como um exemplo de materialização plástica dessa teoria estética.

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Biografia do Autor

Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Departamento de Ciências Sociais

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Publicado

2014-12-03

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Seção

Artigos