Habermas e a teoria sociológica brasileira: Um estudo sobre as leituras críticas de Jessé Souza e Sergio Costa

Autores

  • Fernando Perlatto UFJF
  • Pedro Luiz Lima UFF

Resumo

Autor de uma vasta obra, caracterizada por aliar rara densidade filosófica a uma abordagem que transita nos mais diversos campos das ciências humanas, Jürgen Habermas tem influenciado nas últimas décadas muito do que se produz no cenário da teoria social brasileira contemporânea. No presente artigo procuraremos discutir algumas possibilidades de “leituras” de Habermas no Brasil, tomando como modelo as obras de dois importantes sociólogos brasileiros – Jessé Souza e Sergio Costa –, cujos trabalhos vêm procurando dialogar com algumas das categorias habermasianas, como esfera pública, mundo da vida, sistema e cosmopolitismo. Procuraremos compreender como estes autores enfrentaram o desafio de pensar com e contra Habermas, interpretando e ressignificando seus conceitos, para a formulação de novas teorias capazes de problematizar a modernidade a partir do Brasil e apontar caminhos para o aprofundamento da democracia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Perlatto, UFJF

Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pesquisador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES/PUC-RJ).

Pedro Luiz Lima, UFF

Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa (IUPERJ), doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e Coordenador Adjunto do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa (OPLOP-UFF).

Downloads

Publicado

2013-01-17