Ciências humanas no ciclo de alfabetização
matrizes de referência de avaliação e BNCC
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.45695Palavras-chave:
Avaliação, Ciências Humanas, Ensino Fundamental 1, BNCCResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Avaliações Externas no Ciclo de Alfabetização: Matriz Curricular de Referência em Ciências Humanas e itens exemplares em diálogo com a BNCC”, que teve como questão “a matriz de referência para as avaliações em larga escala está alinhada ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?” O objetivo do artigo é apresentar o estudo sobre as matrizes de referência de Ciências Humanas História/Geografia no primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos), articuladas à BNCC. A metodologia se constituiu em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Quanto aos resultados, foi possível estabelecer algumas relações entre a BNCC, a Geografia Crítica e a História e as Matrizes de Referência de Avaliação da Geografia e História no 1º bloco do Ensino Fundamental, adequando os descritores e as classes dessas matrizes às habilidades apresentadas na BNCC.
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