Tabela Periódica Interativa Digital no contexto do ensino de Química

uma revisão de literatura

Autores

  • Rosangela Lucia Strieder Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil
  • José Wilson Pires Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso, Instituto de Química de São Carlos, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5969-5105

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.42944

Palavras-chave:

Tabela Periódica, Software Scratch, Ensino de Química

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como o assunto, construção da Tabela Periódica Interativa, usando TDICs, está sendo abordada na literatura, como forma atrativa e tecnológica para o ensino da Química. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica descritiva de trabalhos indexados no Google Acadêmico, entre 2017 e 2025, abordando construções da Tabela Periódica Interativa no Scratch e outras plataformas. Nas buscas foram identificados 309 trabalhos, dos quais foram selecionados seis, com base em critérios de relevância e inovação tecnológica. As propostas analisadas envolvem o uso de plataformas como Excel, Arduino, Java, tecnologias web, recursos de acessibilidade, RFID e Scratch. Os estudos destacam benefícios como a visualização dos elementos químicos e a interatividade proporcionada pelos recursos digitais. Contudo, apenas um trabalho explorou a programação em blocos com o Scratch. Portanto, no ensino da Tabela Periódica, tema central da Química, há um amplo potencial para expandir a utilização de inovações tecnológicas.

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Biografia do Autor

Rosangela Lucia Strieder, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Graduada em Liceniatura em Matemática (UNIPAR). Especialista em Educação Especial e Inclusão (FIVE/MT), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT). Professora do Ensino Básico da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3481523596600727

José Wilson Pires Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso, Instituto de Química de São Carlos, Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Graduado em Liceniatura Plena em Química (UESPI). Mestre em Fisico-Química (IQSC/USP). Doutor em Ciências (IQSC/USP). Professor da Faculdade de Arquitetura e Engenharia, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor do Programa Strico Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2176774421270422    

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Strieder, R. L., & Carvalho, J. W. P. (2025). Tabela Periódica Interativa Digital no contexto do ensino de Química: uma revisão de literatura. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–16, e42944. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.42944

Edição

Seção

Pesquisa aplicada