Tabela Periódica Interativa Digital no contexto do ensino de Química
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.42944Palavras-chave:
Tabela Periódica, Software Scratch, Ensino de QuímicaResumo
O objetivo deste trabalho foi compreender como o assunto, construção da Tabela Periódica Interativa, usando TDICs, está sendo abordada na literatura, como forma atrativa e tecnológica para o ensino da Química. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica descritiva de trabalhos indexados no Google Acadêmico, entre 2017 e 2025, abordando construções da Tabela Periódica Interativa no Scratch e outras plataformas. Nas buscas foram identificados 309 trabalhos, dos quais foram selecionados seis, com base em critérios de relevância e inovação tecnológica. As propostas analisadas envolvem o uso de plataformas como Excel, Arduino, Java, tecnologias web, recursos de acessibilidade, RFID e Scratch. Os estudos destacam benefícios como a visualização dos elementos químicos e a interatividade proporcionada pelos recursos digitais. Contudo, apenas um trabalho explorou a programação em blocos com o Scratch. Portanto, no ensino da Tabela Periódica, tema central da Química, há um amplo potencial para expandir a utilização de inovações tecnológicas.
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