Avaliação de contexto na educação infantil

uma escolha para pensar a melhoria das práticas educativas

Autores/as

  • Patrícia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jordanna Castelo Branco Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32016

Palabras clave:

Avaliação de contexto, Educação Infantil, Melhoria da qualidade

Resumen

Este texto tem como objetivo analisar parte dos resultados de um processo de avaliação de contexto, que focalizou práticas educativas de oralidade, leitura e escrita, em uma escola de educação infantil da rede pública municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Para desenvolver a avaliação de contexto na instituição, foi elaborado um instrumento, e desenvolvida a metodologia própria desta avaliação com base na perspetiva de Bondioli e Savio (2013, 2015). Após percorrer todas as fases da avaliação de contexto, os resultados evidenciaram, pelo envolvimento da equipe e compromisso coletivo de busca da melhoria educativa da instituição, a potência formativa da proposta avaliativa.

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Citas

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Publicado

2020-06-30

Cómo citar

Corsino, P., & Branco, J. C. (2020). Avaliação de contexto na educação infantil: uma escolha para pensar a melhoria das práticas educativas. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(1), 1012–1026. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32016