Plataforma virtual como suporte de apoio e acompanhamento no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31905Palabras clave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Ensino e aprendizagem, Sequencia didáticaResumen
Este estudo aborda conteúdos pertinentes à Cinemática voltados para o Ensino médio e foi desenvolvido com um diferencial, sendo uma sequência didática com fundamentação teórica focada na aprendizagem significativa esta tem o intuito de apresentar um produto educacional de forma direta e objetiva, transcrevendo, as experiências com a construção e aplicação dessa proposta metodológica. A dissertação que gerou este material tem como título “Plataforma Moodle como sistema de apoio e acompanhamento ao ensino de Cinemática”. Tendo como objetivo central verificar a relevância da nova proposta como facilitadora da aprendizagem dos conceitos abordados, trazendo sugestões para as futuras aplicações e materiais tecnológicos complementares como sistema de apoio e acompanhamento no processo do ensino.
Descargas
Citas
ALVES, P.; MIRANDA, L.; MORAIS, C. The Influence of Virtual Learning Environments in Students’ Performance: ICT, Virtual Learning Environment, Learning Analytics, Students’ Performance. 3. ed. Portugal: Universal Journal Of Educational Research, 2017. 11 p. v. 5.
AMARAL, I. A. Conhecimento formal, experimentação e estudo ambiental. Ciência & Ensino, n. 3, p. 10-15, dez. 1997.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. MEC - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acessado em: 10 jun. 2018.
DANESHMANDNIA, A. A usability study of moodle. [S.l.]: American Society of Engineering Education, 2013. 25 p.
FIRMO, N. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor de produções didático-pedagógicas: o uso do ambiente virtual Moodle como apoio pedagógico ao ensino médio presencial. [S.l.]: Versão On-line, 2013. 26 p. v. II.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume l mecânica. Trad. e Rev. Técnica Ronaldo Sérgio de Biasi. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
LEÃO, M. F.; SOUTO, D. L. P. Objetos educacionais digitais para o ensino de física: Ensino de Física. Objetos educacionais. Ferramentas pedagógicas. 16. ed. [S.l.: s.n.], 2015. 12 p. v. 13.
LOBODA, V. Experience-based learning in virtual environments. [S.l.: s.n.], 2016. 10 p.
MORÁN, J.M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. v. 2, n. jan.-abr., p. 27-35, 1995.
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. Noções Básicas de Epistemologia e Teorias de Aprendizagem: como subsídios para a organização de sequência de Ensino – Aprendizagem em Ciências/Física. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 1. v. 4. ed. rev. São Paulo: Edgar Blucher, 2002.
PAIVIO, A. Mental representations. New York: Oxford University Press. 1986.
PIMENTA, F. F.; ALMEIDA, B. S. R. Interface e ferramentas do Moodle: a experiência do usuário em práticas colaborativas gamificadas. In: EVIDOSOL, 12; CILTEC,9, 2015. Anais..., 2015.
ROSTAS, M. H. S. G; ROSTAS, G. R. O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. São Paulo: UNESP, 2009. 18 p.
SILVA, F. C.A.; PEREIRA, G. A; SOARES, V. M. P. Ambientes virtuais de aprendizagem: o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica. Itinerarius Reflectionis, v. 10, n. 2., Goiás, 2014.
TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros, Volume 1: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. Rio de janeiro: LTC, 2010.
TERRA, C. B.; WILDNER, M.C. S. Ambiente virtual Moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico: ensino semipresencial. Revista Tecnologias na Educação, v. 23, 2017.
SU, K.; YEH, S. Effective assessments of integrated animations -- exploring dynamic physics instruction for college students’ learning and atitudes animations, physics instruction, learning performance. TOJET, v. 13, n. 1, 2014.