A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio

Autores/as

  • Rozanna Marques Muzzi Universidade Federal da Grande Dourados
  • Iara Augusta da Silva Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Zaira Portela de Souza Andrade Secretaria de Estado de Educação
  • Diego Marques da Silva Medeiros Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patricia Hatsue Suegama Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

PNEM, Formação de professores, troca de experiência

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na região de Dourados, por meio da parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O PNEM teve como prioridade oferecer formação continuada aos professores do Ensino Médio e a dinâmica teve a participação de professores das duas instituições parceiras. Ao final das etapas foram realizadas entrevistas com os professores da educação básica. Como resultado foi perceptível que as ações do programa incentivaram o trabalho coletivo dentro e fora da escola, dado que propiciaram um movimento de estudo e troca de experiências entre a universidade, a SED/MS e as escolas. Também foi estimulada a constituição de Grupos de Comunicação (redes sociais e e-mails) para tratar de questões relativas ao cotidiano escolar, das ansiedades dos professores, das dúvidas e informações sobre o PNEM.

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Citas

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Cómo citar

Muzzi, R. M. ., Silva, I. A. da ., Pereira, A. de S. ., Oliveira, A. M. de ., Andrade, Z. P. de S. ., Medeiros, D. M. da S., & Suegama, P. H. . (2020). A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(2), 412–428. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644