A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio

Autores

  • Rozanna Marques Muzzi Universidade Federal da Grande Dourados
  • Iara Augusta da Silva Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Zaira Portela de Souza Andrade Secretaria de Estado de Educação
  • Diego Marques da Silva Medeiros Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patricia Hatsue Suegama Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

PNEM, Formação de professores, troca de experiência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado do estado de Mato Grosso do Sul, especificamente na região de Dourados, por meio da parceria entre a Universidade Federal da Grande Dourados e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS). O PNEM teve como prioridade oferecer formação continuada aos professores do Ensino Médio e a dinâmica teve a participação de professores das duas instituições parceiras. Ao final das etapas foram realizadas entrevistas com os professores da educação básica. Como resultado foi perceptível que as ações do programa incentivaram o trabalho coletivo dentro e fora da escola, dado que propiciaram um movimento de estudo e troca de experiências entre a universidade, a SED/MS e as escolas. Também foi estimulada a constituição de Grupos de Comunicação (redes sociais e e-mails) para tratar de questões relativas ao cotidiano escolar, das ansiedades dos professores, das dúvidas e informações sobre o PNEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Emenda Constitucional no 53, de 19 de dezembro de 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 51, de 11 de dezembro de 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução no 2, de 30 de janeiro de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Portaria MEC no 438, de 29 de maio de 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pelo Ensino Médio – Formação de Professores do Ensino Médio – Documento Orientador Preliminar. Brasília: Ministério da Educação, 2013a.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº 5, de 5 de maio de 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educação. [s.d.]. Disponível em <http://pactoensinomedio.mec.gov.br>. Acesso em 21 de maio de 2014.
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos – satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. In: Plano decenal de educação para todos. Brasília: Ministério da Educação, 1993, p.67-81.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014.
BRASIL. Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013b.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Orgs).Ensino médio:ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
OLIVEIRA, D. A. O ensino médio no contexto das políticas para a educação básica. In: ZIBAS, D. M. L.; AGUIAR, M.Â.da S.; BUENO, M. S. S. (Orgs.). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano Editora, 2002, p. 47-69.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.).Professor reflexivo no Brasil – Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Como Citar

Muzzi, R. M. ., Silva, I. A. da ., Pereira, A. de S. ., Oliveira, A. M. de ., Andrade, Z. P. de S. ., Medeiros, D. M. da S., & Suegama, P. H. . (2020). A experiência da unidade formadora da UFGD no pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(2), 412–428. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31644