O compartilhamento de conhecimentos por intermédio de vídeos

um estudo de caso em uma turma de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Felipe Pereira de Melo Universidade Cesumar
  • Fabrício Ricardo Tomaz Bernardelli
  • Bruna Hernandes Scarabelli
  • Fernanda Crocetta Schraiber
  • Luis Augusto Sautchuk Marchi
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31437

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Compartilhamento do conhecimento, Vídeos resumos, Aprendizagem

Resumo

As constantes transformações no cenário social, proporcionaram um grande acúmulo de conhecimentos e informações por parte dos indivíduos, não se trata apenas de possuir a informação, mas saber de que forma torná-la valor e potencializar em oportunidades. Assim sendo, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para o compartilhamento do conhecimento torna-se essencial para a ampliação do conhecimento como um todo, diante da perspectiva de que a troca de conhecimentos gera crescimento. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de compartilhamento do conhecimento por intermédio de vídeos em uma turma de Pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do norte do Paraná. Para tal, do ponto de vista metodológico, esta pesquisa aplicada se enquadra, quanto ao procedimento, como um estudo de caso. Como principal resultado, observa-se que, com base nas análises das interpretações pessoais dos integrantes do grupo de trabalho utilizado na pesquisa, o exercício das práticas de compartilhamento da Gestão do Conhecimento empregados na preparação e elaboração dos vídeos resumos facilitaram no processo de aprendizagem de forma a garantir que o conhecimento transpassasse muito além do que estava apenas nos textos, trazendo ricas contribuições advindas das experiências e das discussões, gerindo o conhecimento por meio da Gestão do Conhecimento e proporcionando a transformação do conhecimento tácito em explícito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APO. Knowledge management: facilitator´s guide. 2010. Disponível em: http://www.apo-tokyo.org/00e-books/IS-39_APO-KM-FG.htm. Acesso em: 29 jul. 2019.

BARTOL, Kathryn M.; SRIVASTAVA, Abhishek. Encouraging Knowledge Sharing: The Role of Organizational Reward Systems. Journal of Leadership & Organizational Studies, 2002.

CUMMINGS, Jeffrey. Knowledge sharing: A review of the literature. The World Bank, 2003.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence; Working Knowledge. Harvard Business School Press, 2000.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Trad. de Lenke Peres. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DI CHIARA, Ivone Guerreiro.; ALCARA, Adriana Rosecler; TOMAEL, Maria Inês. Tipos de compartilhamento de informação e conhecimento no ambiente de P&D. Inf. & Soc. Est. João Pessoa, v. 20, n. 2, p. 105-118, maio/ago., 2010.

DIOGO, Rodrigo Claudino et al. Tecnologias da informação e comunicação na sala de aula: produção de vídeos por meio de smartphones como uma possibilidade viável para o ensino e a aprendizagem. Anais da Semana de Licenciatura, v. 1, n. 6, p. 169-173, 2015. Disponível em: http://www.jatai.ifgoias.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/view/378/pdf_136. Acesso em: 28 jul. 2019.

DYER, Jeffrey H.; NOBEOKA, Kentauro. Creating and managing a high-performance knowledge-sharing network: The Toyota case. Strategic Management Journal, 2000.

DUTRA, Mitchell de Oliveira et al. Ferramentas da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento e inovação – taxonomia e oportunidades de pesquisa. Revista GEINTEC; vol. 4, nº 3, p. 1195-1208; São Cristóvão: 2014. Disponível em: http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/349/623. Acesso em: 31 jul. 2019.

FREIRE, Jocemar José. FURLAN, Sandra Aparecida. SILVEIRA, José L. Gonçalves. Gestão do conhecimento na atividade de inteligência de segurança pública – uma abordagem prática e tecnológica. Curitiba: Appris, 2018.

HONG, Daegeun; SUH, Euiho; KOO, Choonghyo. Developing strategies for overcoming barriers to knowledge sharing based on conversational knowledge management: A case study of a financial company. Expert systems with Applications, v. 38, n. 12, p. 14417-14427, 2011.

LIN, Hsiu-Fen. Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing intentions. Journal of Information Science, v. 33, n. 2, p. 135-149, 2007.

LIU, Yuwen; PHILLIPS, James S. Examining the antecedents of knowledge sharing in facilitating team innovativeness from a multilevel perspective. International Journal of Information Management, v. 31, n. 1, p. 44–52, 2011.

MATTERA, Tayane Cristina. Gestão do conhecimento na prática. IN: SOUTO, Leonardo Fernandes (org.). Gestão da Informação e do conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus,1997.

NUNES, Carolina Schmitt et al. O compartilhamento de conhecimento entre os agentes de um curso na modalidade EaD: um estudo de caso. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107591/318587.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jul. 2019.

ORDAZ, Carmen Camelo; CRUZ Joaquim Garcia; GINEL Elena Sousa. Facilitadores de los procesos de compartir conocimiento y su influencia sobre la innovación, Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, n. 42, p. 113-150, 2010.

POSSOLI, Gabriela Eyng. Gestão da Inovação e do conhecimento (livro eletrônico). Curitiba: InterSaberes, 2012. (Coleção Gestão Empresarial; v.2).

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

SCHWARTZAN, José S. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999.

SILVA, Franco Renildo; CORREA, Sena Emilce. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação e Linguagem, ano, v. 1, n. 1, p. 23-25, 2014. Disponível em: https://fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 28 jul. 2019.

STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento: o capital intelectual e a nova organização. Tradução de Afonso Celso Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SVEIBY, Karl Erick. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

YOUNG, Ronald. Knowledge management tools and techniques manual. Asian Productivity Organization, v. 98, p. 1-98, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Melo, F. P. de, Bernardelli, F. R. T., Scarabelli, B. H., Schraiber, F. C., Marchi, L. A. S., & Urpia, A. G. B. da C. (2020). O compartilhamento de conhecimentos por intermédio de vídeos: um estudo de caso em uma turma de pós-graduação stricto sensu. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1383–1395. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31437

Edição

Seção

Pesquisa aplicada