Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB)

Autores/as

  • Marco Aurélio Kistemann Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carolina de Lima Gouvêa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31132

Palabras clave:

Avaliação em Larga Escala, Resultados, Simave/Proeb

Resumen

Esta investigação objetivou explicitar as principais dúvidas apresentadas por professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e ocorrem no Ensino Fundamental e Médio do Estado de Minas Gerais (MG). Buscou-se, assim, ouvir os professores e auxiliar nas principais dúvidas com relação aos resultados ligados às avaliações em larga escala. A partir da pergunta diretriz da pesquisa: “Quais as principais dúvidas apresentadas pelos professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados relacionados às avaliações em larga escala que são apresentados nas revistas de divulgação do Simave/Proeb?” concluímos, a partir dos dados produzidos na pesquisa que, de acordo com os professores entrevistados, muitos não têm conhecimento dos resultados ou mesmo das revistas pedagógicas, ou seja, todos os dados apresentados nas revistas causam dúvidas nos professores. A partir da conclusão da investigação, elaboramos um produto educacional apresentado neste artigo.

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Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Kistemann Júnior, M. A., & Gouvêa, C. de L. (2019). Uma investigação com professores de matemática e sua leitura dos resultados das avaliações em larga escala (PROEB). Pesquisa E Debate Em Educação, 9(1), 606–624. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31132