Educação matemática e atividades investigativas com pessoas idosas

Autores/as

  • Rafaela Nascimento da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Guilherme Henrique Gomes da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Rejane Siqueira Julio Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31130

Palabras clave:

Cenários para investigação, Razão áurea, Sequência de Fibonacci, Educação para idosos, Educação Matemática

Resumen

Discutimos neste artigo resultados de uma pesquisa que analisou a forma como ocorre o engajamento de idosos em atividades matemáticas quando inseridos em um cenário para investigação. Utilizando uma abordagem qualitativa, os dados foram produzidos em dois encontros com idosos participantes de um projeto de extensão universitária, que trabalha educação matemática direcionada à terceira idade. O envolvimento dos idosos se deu pelo aceite em participar das atividades e permeou os momentos de uma investigação matemática. Observamos contribuições para a interação social, mudança de concepção sobre a matemática, produção de conhecimento e o surgimento de discussões filosóficas, estéticas, tecnológicas e matemáticas.

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Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Silva, R. N. da, Silva, G. H. G. da, & Julio, R. S. (2019). Educação matemática e atividades investigativas com pessoas idosas. Pesquisa E Debate Em Educação, 9(1), 560–587. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31130