The Federal Network for Professional and Technological Education and the Federal Institutes

a new institutionality.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43835

Keywords:

Verticalization, Training, Specialized

Abstract

This article is based on demonstrating how the Federal Institutes of Education were created, their theoretical premises and the centrality of verticalization in this process. As a result of this scenario, the Federal Institute of Acre was inserted, which emerged in this state of the Brazilian Amazon as the second federal training entity, but with a focus on training specialized labor to work in local society, qualifying them for the market and social action.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaksilande Araújo de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Brasil

Graduada em Secretariado Executivo (FIRB/FAAO). Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV) e em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo (FACINTER). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFAC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461290473124250

Luís Pedro de Melo Plese, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Brasil

Graduado em Agronomia (UNOESTE). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ-USP). Doutor em Engenharia Agrícola (UNICAMP). Professor Classe do Departamento de Meio Ambiente, do Instituto Federal do Acre (IFAC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6163781969803474

References

BONFANTE, Roseli; SCHENCKEL, Cladecir Alberto. O princípio da verticalização nos Institutos Federais: possibilidades e desafios. Revista Metodologias e Aprendizado, Florianópolis, v. 1, p. 83-86, mar. 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1112. Acesso em: 6 jan. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 141, n. 142, p. 18, 26 jul. 2004. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/07/2004&jornal=1&pagina=18&totalArquivos=116. Acesso em: 8 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 145, n. 136, p. 5-6, 17 jul. 2008. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/07/2008&jornal=1&pagina=5&totalArquivos=80. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008. Acesso em: 8 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=6691&Itemid. Acesso em: 8 jan. 2024.

CESTARO, Josiane Aparecida Antônia; FARIAS, Cleilton Sampaio de; PLESE, Luis Pedro de Melo. Ensino Médio Integrado? South American: Jornal of Basic Education, Technical and Tecnological, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 476-496, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3439. Acesso em: 13 jan. 2024.

COSTA, Pedro Luiz de Araujo. A educação do campo do contexto da implantação dos IFs no estado do Rio de Janeiro. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. p. 151-204. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_Rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_e_o_Projeto_Societ%C3%A1rio_de_Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho necessário, Niterói, v. 3, n. 3, p. 1-26, dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578. Acesso em: 08 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Resolução CONSU/IFAC nº 41, de 14 de outubro de 2021. Aprova a 1ª revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 do Ifac. Rio Branco: Ifac, 2021. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/planejamento-e-desenvolvimento-institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/Resoluo41_2021PDIIFAC.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Plano Estratégico IFAC 2017-2036. Rio Branco: Ifac, 2018. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/planejamento-e-desenvolvimento-institucional/planejamento-estrategico/plano-estrata-gico-ifac-site.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.

LIMA, Erika Roberta Silva de; SILVA, Francisca Natália da; SILVA, Lenina Lopes Soares Ressignificações das políticas educacionais no estado capitalista: ensino médio e educação profissional. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 18, p. 17-32, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33501. Acesso em: 19 jan. 2024.

LIMA, Marcio Santos; MATTAR, Sumaya. A formação integrada nos Institutos Federais como travessia para uma educação politécnica. II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília- Distrito Federal. EM-I. 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/snemi/102894-a-formacao-integrada-nos-institutos-federais-como-travessia-para-uma-educacao-politecnica/. Acesso em: 8 jan. 2024.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2024.

OLIVEIRA, Blenda Cavalcante; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais: uma construção histórica. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 2, p. 639-661, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865/16936. Acesso em: 8 jan. 2024.

OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista Retta, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 89-110, jan./jun. 2010. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/Retta/N01-2010.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PAIVA, Uthant Benicio de. Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na docência: a formação continuada no Instituto Federal do Acre – IFAC campus Rio Branco. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus: IFAM, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/361. Acesso em: 20 jan. 2024.

PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. 2018. 273 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus: IFAM, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358. Acesso em: 21 jan. 2024.

QUEVEDO, Margarete de. Verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepção(ões) e desafios no IFRS. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul: UCS, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1155. Acesso em: 22 jan. 2024.

SILVA, Camila Caroline de Lima; MELO, Lúcia de Fátima; HOJAS, Viviani Fernanda. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e os cursos integrados pré e pós-reforma do ensino médio. Rev. Muiraquitã, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 275-286, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770. Acesso em: 22 jan.2024.

SILVA, Danielle Cristina. A verticalização do ensino nos institutos federais: uma abordagem a partir da percepção do trabalho docente no IFTM. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado) Mestrado em Estudos Profissionais Especializado em Educação: Especialização em Administração das Organizações Educativas do ESSE Politécnico. Porto: ESE, dez. 2017. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/10736. Acesso em: 21 jan. 2024.

SILVA, Denise Bianca Maduro; HEIJMANS, Rosemary; MOREIRA, Priscila. Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil: uma construção dual. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19914. Acesso em: 8 jan. 2024.

SILVA, Elane Cristine Almeida da. 10 anos do Instituto Federal do Acre (IFAC): histórias de vida e trabalho no Campus Rio Branco. 2021. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco: IFAC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/40. Acesso em: 21 jan. 2024.

SILVA, Elane Cristine Almeida da; RIBEIRO, Josina Maria Pontes; PEREIRA, Ricardo dos Santos. Campus Rio Branco: histórias de vida e trabalho (2010-2020). 2021. Produto Educacional. Portal Edu-CAPES, Brasília, 2024. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642486. Acesso em: 8 jan. 2024.

SILVA, Maria Lionilde Araújo da. Que a política esteja com você: o ensino de filosofia a partir da saga de Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre. 2021. 281 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco: Ifac, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/41. Acesso em: 22 jan. 2024.

VIEIRA, Valéria; CARDOSO, Sheila Pressentin; CASTRO, Denise. A verticalização do ensino nos Institutos Federais: uma experiência educacional conduzida à luz da aprendizagem significativa. In: BONFIM, Alexandre Maia do (org.) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e seu autorretrato: a reflexão de seus próprios pesquisadores. João Pessoa: IFPB, 2019. p. 208-242. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/234. Acesso em: 8 jan. 2024.

Published

2024-09-24

How to Cite

Lima, J. A. de, & Plese, L. P. de M. (2024). The Federal Network for Professional and Technological Education and the Federal Institutes: a new institutionality. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–19, e43835. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43835

Issue

Section

Applied research