The Federal Network for Professional and Technological Education and the Federal Institutes
a new institutionality.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43835Keywords:
Verticalization, Training, SpecializedAbstract
This article is based on demonstrating how the Federal Institutes of Education were created, their theoretical premises and the centrality of verticalization in this process. As a result of this scenario, the Federal Institute of Acre was inserted, which emerged in this state of the Brazilian Amazon as the second federal training entity, but with a focus on training specialized labor to work in local society, qualifying them for the market and social action.
Downloads
References
BONFANTE, Roseli; SCHENCKEL, Cladecir Alberto. O princípio da verticalização nos Institutos Federais: possibilidades e desafios. Revista Metodologias e Aprendizado, Florianópolis, v. 1, p. 83-86, mar. 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1112. Acesso em: 6 jan. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 141, n. 142, p. 18, 26 jul. 2004. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/07/2004&jornal=1&pagina=18&totalArquivos=116. Acesso em: 8 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 145, n. 136, p. 5-6, 17 jul. 2008. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/07/2008&jornal=1&pagina=5&totalArquivos=80. Acesso em: 12 jan. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 145, n. 253, p. 1-3, 30 dez. 2008. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=30/12/2008. Acesso em: 8 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=6691&Itemid. Acesso em: 8 jan. 2024.
CESTARO, Josiane Aparecida Antônia; FARIAS, Cleilton Sampaio de; PLESE, Luis Pedro de Melo. Ensino Médio Integrado? South American: Jornal of Basic Education, Technical and Tecnological, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 476-496, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3439. Acesso em: 13 jan. 2024.
COSTA, Pedro Luiz de Araujo. A educação do campo do contexto da implantação dos IFs no estado do Rio de Janeiro. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. p. 151-204. Disponível em: https://proen.ifes.edu.br/images/stories/Institutos_Federais_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Ci%C3%AAncia_e_Tecnologia_Rela%C3%A7%C3%A3o_com_o_Ensino_M%C3%A9dio_Integrado_e_o_Projeto_Societ%C3%A1rio_de_Desenvolvimento.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto nº 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho necessário, Niterói, v. 3, n. 3, p. 1-26, dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4578. Acesso em: 08 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Resolução CONSU/IFAC nº 41, de 14 de outubro de 2021. Aprova a 1ª revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 do Ifac. Rio Branco: Ifac, 2021. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/planejamento-e-desenvolvimento-institucional/plano-de-desenvolvimento-institucional/Resoluo41_2021PDIIFAC.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE. Plano Estratégico IFAC 2017-2036. Rio Branco: Ifac, 2018. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/planejamento-e-desenvolvimento-institucional/planejamento-estrategico/plano-estrata-gico-ifac-site.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.
LIMA, Erika Roberta Silva de; SILVA, Francisca Natália da; SILVA, Lenina Lopes Soares Ressignificações das políticas educacionais no estado capitalista: ensino médio e educação profissional. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 18, p. 17-32, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33501. Acesso em: 19 jan. 2024.
LIMA, Marcio Santos; MATTAR, Sumaya. A formação integrada nos Institutos Federais como travessia para uma educação politécnica. II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília- Distrito Federal. EM-I. 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/snemi/102894-a-formacao-integrada-nos-institutos-federais-como-travessia-para-uma-educacao-politecnica/. Acesso em: 8 jan. 2024.
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/c5JHHJqdxyTnwWvnGfdkztG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 8 jan. 2024.
OLIVEIRA, Blenda Cavalcante; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Verticalização e trabalho docente nos Institutos Federais: uma construção histórica. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 2, p. 639-661, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645865/16936. Acesso em: 8 jan. 2024.
OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista Retta, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 89-110, jan./jun. 2010. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/Retta/N01-2010.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PAIVA, Uthant Benicio de. Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na docência: a formação continuada no Instituto Federal do Acre – IFAC campus Rio Branco. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus: IFAM, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/361. Acesso em: 20 jan. 2024.
PINHEIRO, Luciene de Almeida Barros. O desenvolvimento profissional de pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma proposta formativa em ação. 2018. 273 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Manaus: IFAM, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/358. Acesso em: 21 jan. 2024.
QUEVEDO, Margarete de. Verticalização nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: concepção(ões) e desafios no IFRS. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul: UCS, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1155. Acesso em: 22 jan. 2024.
SILVA, Camila Caroline de Lima; MELO, Lúcia de Fátima; HOJAS, Viviani Fernanda. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e os cursos integrados pré e pós-reforma do ensino médio. Rev. Muiraquitã, Rio Branco, v. 8, n. 1, p. 275-286, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770. Acesso em: 22 jan.2024.
SILVA, Danielle Cristina. A verticalização do ensino nos institutos federais: uma abordagem a partir da percepção do trabalho docente no IFTM. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado) Mestrado em Estudos Profissionais Especializado em Educação: Especialização em Administração das Organizações Educativas do ESSE Politécnico. Porto: ESE, dez. 2017. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/10736. Acesso em: 21 jan. 2024.
SILVA, Denise Bianca Maduro; HEIJMANS, Rosemary; MOREIRA, Priscila. Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Brasil: uma construção dual. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19914. Acesso em: 8 jan. 2024.
SILVA, Elane Cristine Almeida da. 10 anos do Instituto Federal do Acre (IFAC): histórias de vida e trabalho no Campus Rio Branco. 2021. 191 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco: IFAC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/40. Acesso em: 21 jan. 2024.
SILVA, Elane Cristine Almeida da; RIBEIRO, Josina Maria Pontes; PEREIRA, Ricardo dos Santos. Campus Rio Branco: histórias de vida e trabalho (2010-2020). 2021. Produto Educacional. Portal Edu-CAPES, Brasília, 2024. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642486. Acesso em: 8 jan. 2024.
SILVA, Maria Lionilde Araújo da. Que a política esteja com você: o ensino de filosofia a partir da saga de Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre. 2021. 281 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Rio Branco: Ifac, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifac.edu.br/jspui/handle/123456789/41. Acesso em: 22 jan. 2024.
VIEIRA, Valéria; CARDOSO, Sheila Pressentin; CASTRO, Denise. A verticalização do ensino nos Institutos Federais: uma experiência educacional conduzida à luz da aprendizagem significativa. In: BONFIM, Alexandre Maia do (org.) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e seu autorretrato: a reflexão de seus próprios pesquisadores. João Pessoa: IFPB, 2019. p. 208-242. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/234. Acesso em: 8 jan. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.