Aprender e ensinar em contexto de incerteza nos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Autores

  • Jonilson Costa Correia Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Turismo e Hotelaria, São Luís, Maranhão, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4719-6517

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32556

Palavras-chave:

Aprender, Ensinar, Pandemia, Turismo, Hotelaria

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar as atividades ofertadas pelos professores dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão no período de pandemia da COVID-19 e, além disso, tem como objetivo específico verificar como os alunos percebem o ensino e a aprendizagem remotos neste contexto. O estudo tem abordagem qualitativa e se desenvolve a partir de um duplo caminho: a revisão bibliográfica e o estudo de caso. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria no formato Google forms. Em suas narrativas os alunos demonstram que há pontos positivos e negativos nesse momento, mas que tanto as instituições como professores e alunos estão se reinventando e explorando novos caminhos para aprender e ensinar com o uso de tecnologias digitais. Também que é necessária a implantação de políticas públicas para inclusão de todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem remoto.

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Biografia do Autor

Jonilson Costa Correia, Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Turismo e Hotelaria, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduado em Hotelaria (UFMA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Mestre em Educação (UFMA). Doutor em Educação (UFMG). Professor Classe do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria (UFMA).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7829720263155717

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Correia, J. C. (2021). Aprender e ensinar em contexto de incerteza nos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–15, e32556. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32556

Edição

Seção

Pesquisa aplicada