Processos de responsabilização e o PROGESTÃO
direcionamentos a partir de um estudo de caso na SRE/Diamantina
Keywords:
Gestão escolar, PROGESTÃO, CONSEDAbstract
Neste artigo apresenta-se um estudo de caso referente à Superintendência Regional de Ensino Diamantina/MG e sua apropriação do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO). Foi verificado pela pesquisa com os cursistas, tutores e servidores desta superintendência que, ao terminarem o curso, estes não agregavam o conteúdo ministrado às suas práticas gestoras. A proposta foi criar, ao final do programa, certificação e responsabilização aos cursistas.
Downloads
References
Gestão democrática na escola: as impressões dos participantes do Programa Progestão. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 2, nov. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.1988. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2012.
BROOKE, N. O Futuro das Políticas de Responsabilização Educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, maio/ago. 2006. Dis- 60 Responsabilização na Educação ponível em: . Acesso em: 13 set. 2012.
KRAWCZYK, N. A gestão escolar: Um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, ano XX, n. 67, ago. 1999. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2012.
CHAGURI, M. A. L. Penteado. O curso Progestão no Estado de São Paulo e sua concepção de Educação Permanente. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISAL, Americana, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2012.
CONSED. Conselho Nacional de Secretários de Educação. O que é Progestão? Disponível em: . Acesso: 2 set. 2012. FARIA, C. A. P. A política da avaliação de Políticas Públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 20, n. 59, out. 2005. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2012.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação para uma formação humana: conceitos e possibilidades. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 167- 177, fev./jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2012.
GLATTER, R. A gestão como meio de inovação e mudança nas escolas. In: NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Temas de Educação 2. Lisboa, Dom Quixote (fotocópia), [s.d.], p. 147-159. LÜCK, H. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: INEP, jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2012.
MACHADO, M.A.M. Desafios a serem enfrentados na capacitação de Gestores Escolares. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Brasília: INEP, jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2012.
______. PROGESTÃO: Guia didático. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
NEUBAUER, R.; SILVEIRA, G.T. Impasses e alternativas de política educacional para a América Latina: Gestão dos sistemas escolares – quais caminhos perseguir? iFHC – Instituto Fernando Henrique Cardoso/CIEPLAN – Corporación de Estudios para Latinoamérica. Copyright ©: iFHC/CIEPLAN. 2008. São Paulo, Brasil, e Santiago de Chile. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2012.
PESSOA, H.C. Políticas Públicas Educacionais: a importância do controle e da avaliação para obtenção dos resultados pretendidos. Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2012.
Responsabilização na Educação 61 PORTAL DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. PROGESTÃO – Apresentação. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2012.
PORTAL DO GOVERNO DE MINAS GERAIS. Novos padrões de gestão e atendimento. Certificação de dirigentes. Disponível em: < http://www.mg. gov.br/governomg/portal/c/governomg/governo/acoes-do-governo/5807-educacao/61459-novos-padroes-de-gestao-e-atendimento/5794/5040>. Acesso em: 30 ago. 2012.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. PROGESTÃO. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2012.
SILVA, L.R. A Superintendência Regional de Ensino Diamantina e o PROGESTÃO: Apropriações de uma Política de Formação Continuada. 2012. 108 f. Dissertação. (Não publicada). (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
TEIXEIRA, R. F.A. Carta Aberta. In: MACHADO, M.A.M. PROGESTÃO: Guia didá- tico. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.