Estudo de caso no ensino de química: o teste de adulteração da gasolina em foco
Keywords:
Adulteração, Ensino de Química, Estudo de casoAbstract
Este trabalho apresenta uma estratégia intitulada como estudo de caso que se refere ao teste de adulteração da gasolina realizado em postos de combustíveis. A teoria de David Ausubel foi utilizada para mediar a compreensão dos alunos em relação ao estudo feito. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de trinta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, que analisaram um caso e expressaram seus argumentos através de um questionário. Por meio da análise, foi possível verificar uma nova organização dos conceitos utilizados pelos estudantes.
Downloads
References
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. (1991). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. 336 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
DAZZANI, M.; CORREIA, P. R. M.; OLIVEIRA, P. V.; MARCONDES, M. E. R. Explorando a Química na Determinação do Teor de Álcool na Gasolina. Revista Química Nova na Escola, n. 17, p. 42-35. São Paulo, 2003.
DUSCHL, R.; OSBORNE, J. Supporting and promoting argumentation in science education. Studies in Science Education, v.81, n.1, p. 39-72. 2002.
FARIAS, R. F. de; GÓES, M. C. de C; BEZERRA, C. W. B; LIMA, B. V. de; NASCIMENTO, L. A.; SILVA, F. R. G. E; NEVES, L. S. das. Polaridade molecular: Erros conceituais nos livros didáticos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Química, n. 2, p. 43-53. São Paulo, 2006.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 1994.
________.Como elaborar projetos e pesquisa. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1995.
LUDKE, M.; ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
ROCHA, W. R. Interações intermoleculares.Revista Química Nova na Escola, n. 4, p. 31-36. Cadernos Temáticos. São Paulo, 2001.
SÁ. L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudos de Casos no Ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2009.