A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas
o que demonstram as pesquisas
Keywords:
tecnologias assistivas, educação, deficiência auditiva/surdezAbstract
Esse estudo teve como objetivo abordar as pesquisas relacionadas ao uso das tecnologias assistivas na educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez. Para tanto, recorreu-se às seguintes bases de dados: Instituto Brasileiro de informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), Scientific Eletronic Library (Scielo), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Concluiu-se que as temáticas ainda são muito abrangentes em detrimento de estudos específicos que tratem o uso das tecnologias assistivas para os estudantes com deficiência.
Downloads
References
BARBOSA, Josilene Souza Lima.A tecnologia assistiva digital na alfabetização de crianças surdas. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Dissertação. Por Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011.
BORGES, Wanessa Ferreira. Tecnologia assistiva e práticas de letramento no atendimento educacional especializado. 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão, 2015.
BRASIL. Decreto N. 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.andi.org.br/file/51322/download?token=iPduFKyi. Acesso em: 15 de dezembro de 2017.
CALHEIROS, David dos Santos. Consultoria colaborativa à distância em tecnologia assistiva para professores de salas de recursos multifuncionais. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf> Acesso em: 04 jan.2018.
GALVÃO FILHO, Teófilo; MIRANDA, Theresinha Guimarães. Tecnologia assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais da 34ª Reunião Anual da ANPED – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Natal, v. 34, n. 34, p.1-15, out. 2011.
GOMES, Elayne Crystyna Pereira Borges. Tecnologia assistiva para alunos com baixa visão nas escolas estaduais de São Luís: utilização na classe comum e na sala de recurso multifuncional. 2015. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Maranhão/ 2015.
LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta tecnologia assistiva e escolarização. 2012. 258 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
MANZINI, Eduardo José; CORRÊA, Priscila Moreira. Avaliação da acessibilidade em escolas do ensino fundamental usando a tecnologia digital. Disponível em: < http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT15-4331--Int.pdf > Acesso em: 04 jan.2018.
REIS, Claudinei Vieira dos. Tecnologia assistiva na perspectiva das professoras de Atendimento Educacional Especializado no Sudeste Goiano. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Universidade Federal de Goiás/ Câmpus Catalão, 2014.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "Estado da Arte"em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, dez. 2006.
RESENDE, Alice Almeida Chaves de; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Mapeamento de Alunos Surdos Matriculados na Rede de Ensino Pública de um Município de Médio Porte do Estado de São Paulo: Dissonâncias. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v19n3/08.pdf> Acesso em: 04 jan.2018.
SANTOS, Sandra de Andrade. Prospecção em tecnologia assistiva para alunos com surdez e cegueira no ensino superior: Um estudo do futuro. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
SILVA, Cleudia Maria Ferreira da. A tecnologia assistiva nas salas de atendimento educacional especializado – AEE no município de Teresina- PI. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.
VARELA, Renata Cristina Bertolozzi; OLIVER, Fátima Corrêal. A utilização de tecnologia assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p.1773-1784, jun. 2013.