A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais

uma nova institucionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43835

Palavras-chave:

Verticalização, Formação, Especializada

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa e análise da criação dos Institutos Federais de Educação no país, com ênfase especifica no processo da centralidade da verticalização. Mediante a análise qualitativa dos atos e documentos institucionais. Como objeto de pesquisa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, segunda instituição federal do Estado do Acre, com a especificidade na formação de profissionais com capacitação técnica-científica qualificada para o crescimento e desenvolvimento regional. A outorga para a criação dos Institutos Federais, contribuiu significativamente, para a implementação da educação profissional e tecnológica no Brasil. Fator propulsor à integração e expansão do ensino básico e superior, com a oferta da promoção de oportunidades em ensino, pesquisa e extensão e o estabelecimento da população estudantil acreana com consciência crítica.

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Biografia do Autor

Jaksilande Araújo de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Brasil

Graduada em Secretariado Executivo (FIRB/FAAO). Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV) e em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo (FACINTER). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFAC).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461290473124250

Luís Pedro de Melo Plese, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Brasil

Graduado em Agronomia (UNOESTE). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (ESALQ-USP). Doutor em Engenharia Agrícola (UNICAMP). Professor Classe do Departamento de Meio Ambiente, do Instituto Federal do Acre (IFAC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6163781969803474

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Lima, J. A. de, & Plese, L. P. de M. (2024). A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os Institutos Federais: uma nova institucionalidade. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–19, e43835. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43835

Edição

Seção

Pesquisa aplicada