Importância da leitura e gerenciamento do Banco Nacional de Itens na elaboração de avaliação institucional
desafios e dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35310Palavras-chave:
Avaliação em larga escala, Banco de itens, Políticas educacionais, SINAESResumo
Este artigo discute as práticas pedagógicas envolvidas na produção de itens de qualidade para bancos de itens de avaliação institucional. O objetivo central consistiu em verificar os desafios e as dualidades para produção de item de qualidade para seu efetivo aproveitamento e utilização em avaliações institucionais ou para compor seus respectivos bancos de itens. Foram realizadas uma revisão bibliográfica documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além disso, foi necessário realizar uma revisão da literatura pertinente ao tema para identificar conceitos e definição acerca de avaliação em larga escala e/ou institucional. Foram coletadas respostas de questionário disponibilizado via Google forms para docentes elaboradores e revisores de itens. Os resultados apontaram para falhas nos processos e falta de experiência de parte dos docentes na elaboração de itens para avaliação em larga escala.
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