Importância da leitura e gerenciamento do Banco Nacional de Itens na elaboração de avaliação institucional

desafios e dificuldades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35310

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Banco de itens, Políticas educacionais, SINAES

Resumo

Este artigo discute as práticas pedagógicas envolvidas na produção de itens de qualidade para bancos de itens de avaliação institucional. O objetivo central consistiu em verificar os desafios e as dualidades para produção de item de qualidade para seu efetivo aproveitamento e utilização em avaliações institucionais ou para compor seus respectivos bancos de itens. Foram realizadas uma revisão bibliográfica documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Além disso, foi necessário realizar uma revisão da literatura pertinente ao tema para identificar conceitos e definição acerca de avaliação em larga escala e/ou institucional. Foram coletadas respostas de questionário disponibilizado via Google forms para docentes elaboradores e revisores de itens. Os resultados apontaram para falhas nos processos e falta de experiência de parte dos docentes na elaboração de itens para avaliação em larga escala.

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Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduado - Licenciado em Física (UFMG). Especialista em Ensino de Ciências Física (UFMG). Especialista em Gestão Pública (UFMG). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Doutorando em Educação (USP)

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

Sousa, A. S. de. (2023). Importância da leitura e gerenciamento do Banco Nacional de Itens na elaboração de avaliação institucional: desafios e dificuldades . Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e35310. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35310

Edição

Seção

Pesquisa aplicada