Formações como foco
do docente ao gestor visando produção de saberes
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.34360Palavras-chave:
Formação continuada, Formação docente, Formação do gestorResumo
Este artigo apresenta duas experiências de pesquisa envolvendo a formação docente da educação básica, superior e do gestor. O primeiro um recorte de uma pesquisa finalizada em 2019, de doutorado em uma Instituição de Ensino Superior pública. O objetivo foi mapear as ações institucionais voltadas para a formação dos docentes universitários, desenvolvidas pelas IES públicas federais no Brasil. O Segundo uma pesquisa que problematiza a gestão educacional por resultados implantados no Estado de Pernambuco, como também as suas implicações para o gestor. As pesquisas possuem a formação continuada como ponto desencadeador e o referencial teórico apresentado em cada discussão remete aos autores da contemporaneidade. Ambos os estudos apontam avanços processuais no entendimento sobre processos formativos.
Downloads
Referências
AMORIM, Verussi Melo de; CASTANHO, Maria Eugênia. Por uma educação estética na formação universitária de docentes. Educ. Soc.[online]. 2008, v. 29, n. 105, p. 1167-1184. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000400011. Acesso em: 04 abri. 2018.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jan. 2020.
CERVI, Gicele. Política de gestão escolar na sociedade de controle. Rio de Janeiro: Achiamé, 2013.
KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. A gestão da educação e as políticas de formação de profissionais da Educação: desafios e compromissos. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática e educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2013.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia Maria da Cruz. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, n. 25, v. 1, 2012, p. 7-27. Disponível em : http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37425191002. Acesso em: 04 abr. 2018.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento: módulo IV – Contribuição dos órgãos colegiados na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Recife: Secretaria de Educação, 2012a.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Construindo a excelência em gestão escolar: curso de aperfeiçoamento: módulo V – Projeto Político Pedagógico. Recife: Secretaria de Educação, 2012b.
PETERS, Michael. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, Tomaz T. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 211-224.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo; PALAZZO, Janete; OLIVEIRA, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de. Os planos de carreira premiam os melhores professores? Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2009, v. 17, n. 63, p. 355-380. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000200009. Acesso em: 10 out. 2019.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. NCB University Press, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf . Acesso em: 05 jul. 2019.
ROCHA, Áurea Maria Costa; AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Aprender a ensinar, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. GT: 8 Formação de professores. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 35, Porto de Galinhas: ANPed, 2012.
SANTOS, Edméa; WEBER, Aline. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. Didática e prática de ensino na relação com a escola. Fortaleza: EdUECE, 2014. Livro 1. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/205-%20DI%C3%81RIOS%20ONLINE,%20CIBERCULTURA%20E%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20MULTIRREFERENCIAL.pdf. Acessado em: 10 jan. 2020.
SERRES, Michel. Polegarzinha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, v. 19, n. 59, p. 827-849. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002. Acesso em: 24 out. 2019.
ZABALZA, Miguel Angel Beraza. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Judilma Aline Silva; Paula Lisboa Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.