Formações como foco

do docente ao gestor visando produção de saberes

Autores

  • Judilma Aline Silva Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil; Faculdade Machado Sobrinho, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0742-8451
  • Paula Rejane Lisboa da Rocha Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC/PE), Garanhuns, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.34360

Palavras-chave:

Formação continuada, Formação docente, Formação do gestor

Resumo

Este artigo apresenta duas experiências de pesquisa envolvendo a formação docente da educação básica, superior e do gestor. O primeiro um recorte de uma pesquisa finalizada em 2019, de doutorado em uma Instituição de Ensino Superior pública. O objetivo foi mapear as ações institucionais voltadas para a formação dos docentes universitários, desenvolvidas pelas IES públicas federais no Brasil. O Segundo uma pesquisa que problematiza a gestão educacional por resultados implantados no Estado de Pernambuco, como também as suas implicações para o gestor. As pesquisas possuem a formação continuada como ponto desencadeador e o referencial teórico apresentado em cada discussão remete aos autores da contemporaneidade.  Ambos os estudos apontam avanços processuais no entendimento sobre processos formativos.

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Biografia do Autor

Judilma Aline Silva, Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil; Faculdade Machado Sobrinho, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia (UFV). Especialista em Recursos Humanos (UNESA). Mestra em Educação (UFJF). Doutora em Educação (UFJF).  Professora Substituta do DECED -  Departamento de Educação da Universidade Federal de São João Del Rei e da Faculdade Machado Sobrinho, Juiz de Fora. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6531345666575286

Paula Rejane Lisboa da Rocha, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEDUC/PE), Garanhuns, Pernambuco, Brasil

Graduada em Pedagogia (UPE). Mestra em Educação (UFAL). Doutora em Educação (UFAL) Professora da Rede Estadual de Educação de Pernambuco e membro do grupo de pesquisa: currículo, atividade docente e subjetividades da Universidade Federal de Alagoas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9170949640305247

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Publicado

2021-05-22

Como Citar

Silva, J. A., & Rocha, P. R. L. da. (2021). Formações como foco: do docente ao gestor visando produção de saberes. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–14, e34360. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.34360

Edição

Seção

Pesquisa aplicada