Integração das ciências
viabilização das práticas como componente curricular
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31126Palavras-chave:
Integração das Ciências, Prática como Componente Curricular, Ensino de Ciências, Formação de ProfessoresResumo
Para contemplar a carga horária de prática como componente curricular (PCC) exigida pela legislação, o curso de Ciências Exatas Licenciatura da Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul propõe com- ponentes curriculares denominados de Integração das Ciências, os quais possuem toda carga horária destinada à prática pedagógica. Assim, este trabalho visa discutir atividades, desenvolvidas nestes componentes, com base na perspectiva freireana, no viés Ciência-Tecnologia-Sociedade, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Experimentação no Ensino de Ciências. Sinaliza- -se a importância do graduando entender a necessidade de articulação dos conhecimentos na Educação Básica e a relevância de inserir no Projeto de curso carga horária específica para as PCC.