Fauna de lagartos de hábitats de Caatinga do Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, Petrolina-Pe, Brasil

Autores

  • Kariny de Souza
  • Rafael Damasceno Fernandes Coelho
  • Camila Pimentel Sobrinho
  • Joana Paula Bispo Nascimento
  • Melissa Gogliath
  • Leonardo Barros Ribeiro

Resumo

Estudos que caracterizam a composição de fauna são essenciais para aumentar o conhecimento da diversidade presente em uma determinada área. O aumento de estudos sobre a herpetofauna das Caatingas tem permitido a descrição de espécies e o reconhecimento de endemismos localizados. O presente trabalho teve como objetivos conhecer a composição da fauna de lagartos do Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Pernambuco através de um rápido levantamento; compará-la com a de outras quatro áreas de Caatinga e investigar o uso de microhábitats pelos lagartos. No período compreendido entre setembro e novembro de 2011 foram realizadas amostragens semanais em quatro sítios previamente selecionados no CCA. Os dados foram obtidos através de pitfall traps e busca ativa. A riqueza local compreendeu 14 espécies de lagartos, distribuídas em oito famílias. A fauna de lagartos do CCA mostrou uma maior similaridade com aquela registrada em três áreas: Estação Ecológica do Seridó, RN (0,70), Exu, PE (0,60), e a localidade de Nascimento, RN (0,59). Ameivula ocellifera e Tropidurus hispidus  foram as espécies com predomínio, representando 77,8% dos registros de uso de microhábitats. A composição de espécies presentes no CCA correspondeu a 29,8% das espécies registradas para a Caatinga, e em grande parte está constituída por espécies de ampla distribuição nesta região. No entanto, a ocorrência de espécies com distribução restrita, como Nothobachia ablephara e Procellosaurinus erythrocercus, reforça a existência de diferentes padrões de distribuição para os lagartos das Caatingas e a necessidade de conservação desta área e de outras similares na região semiárida do nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kariny de Souza

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Rafael Damasceno Fernandes Coelho

Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Camila Pimentel Sobrinho

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Joana Paula Bispo Nascimento

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Melissa Gogliath

Laboratório de Herpetologia, Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Universitário Lagoa Nova, CEP 59072-970, Natal, RN, Brasil.

Leonardo Barros Ribeiro

Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA), Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, Colegiado de Ciências Biológicas, Rodovia BR 407, km 12, Lote 543, s/nº - C1, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Comunicação Científica