Sobre a Revista
RECEBIMENTO DE NOVAS SUBMISSÕES TEMPORARIAMENTE SUSPENSO:
A Revista Brasileira de Zoociências está passando por um período de reestruturação de seu escopo e formato. Portanto, está temporariamente suspenso o recebimento de novos manuscritos. Em breve retornaremos com novidades.
Comitê Editorial da Revista Brasileira de Zoociências.
FOCO E ESCOPO
A Revista Brasileira de Zoociências é um periódico vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) - Comportamento e Biologia Animal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São publicados artigos originais, artigos de revisão, comunicações científicas e artigos de divulgação científica na área de zoologia, com ênfase em biologia animal, comportamento, ecologia animal, evolução, sistemática, taxonomia, biogeografia, morfologia, fisiologia, conservação, zoologia aplicada e ensino de zoologia. As contribuições devem ser originais, não sendo aceitos trabalhos já publicados ou submetido à publicação. O acesso aos artigos publicados é aberto, através da página da Revista. Os artigos serão avaliados por no mínimo dois consultores ad-hoc, especialistas nos temas tratados e à anuência do editor-chefe. A submissão deverá ser feita por via eletrônica pelo sistema eletrônico da Revista Brasileira de Zoociências, após realizar cadastro como autor.
p-ISSN: 1517-6770 e-ISSN: 2596-3325
POLÍTICA DE SEÇÃO
A Revista Brasileira de Zoociências publica nas seguintes seções:
a) Artigo Original: Artigos regulares contendo resultados inéditos de pesquisas científicas na área de zoologia.
b) Artigo de Revisão: São aceitas revisões de literatura, que incluam os métodos de busca, síntese e análise dos artigos científicos de uma determinada área, devem incluir também análises críticas, possíveis lacunas e direcionamentos para estudos futuros.
c) Comunicação Científica: São notas científicas curtas com descrição de nova metodologia, novo registro de ocorrência de espécie, estudos de caso, dentre outros.
d) Zoociências na Escola: Artigo científico na área de Ensino de Biologia, com foco no ensino de zoologia e suas inter relações na Educação Básica. Os textos podem conter novas metodologias de ensino, modelos facilitadores do aprendizado, desenvolvimento de sequências didáticas, dentre outros.
e) Zoociências & Sociedade: São publicados artigos de divulgação científica, com o objetivo de ampliar a popularização da ciência. Os textos devem ser embasados em resultados de pesquisas científicas do próprio autor e/ou em descobertas recentes das zoociências, traduzindo-as ao público em geral, portanto, a linguagem deve ser clara e de fácil entendimento aos não-cientistas e não-biólogos. É obrigatoria a inlcusão de figuras nos textos de divulgação.
AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os manuscritos submetidos são enviados ao editor-chefe verificação de escopo e normas editoriais. A seguir, cada manuscrito é encaminhado a, no mínimo, dois avaliadores 'ad hoc' para emitirem seus pareceres. Após aprovação pelos avaliadores, o manuscrito é reenviado aos autores para correções (se necessário). Depois de corrigido retorna aos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. A seguir, o artigo é encaminhado para edição de texto, editoração e publicação.
PERIODICIDADE
Semestral
Qualis Capes (2013 - 2016)
-Interdisciplinar: B4
- Biodiversidade: C
- Ciências Ambientais: B5
- Ensino: B3
- Ciências Agrárias: B4
- Zootecnia / Recursos Pesqueiros: B5
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Brasileira de Zoociências oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
A Revista Brasileira de Zoociências é uma revista de acesso aberto sob uma licença Creative Commons (Creative Commons Attribution 4.0 International License) - o que significa que todos os artigos estão disponíveis online no formato PDF para todos os usuários imediatamente após a publicação. Os usuários têm o direito de ler, baixar, copiar, redistribuir e adaptar o material para qualquer finalidade, desde que o autor e o periódico sejam devidamente creditados. Os créditos devem ser dados, incluindo informações sobre as eventuais modificações / adaptações realizadas.