Fauna de lagartos de hábitats de Caatinga do Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, Petrolina-Pe, Brasil

Autores

  • Kariny de Souza
  • Rafael Damasceno Fernandes Coelho
  • Camila Pimentel Sobrinho
  • Joana Paula Bispo Nascimento
  • Melissa Gogliath
  • Leonardo Barros Ribeiro

Resumo

Estudos que caracterizam a composição de fauna são essenciais para aumentar o conhecimento da diversidade presente em uma determinada área. O aumento de estudos sobre a herpetofauna das Caatingas tem permitido a descrição de espécies e o reconhecimento de endemismos localizados. O presente trabalho teve como objetivos conhecer a composição da fauna de lagartos do Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Pernambuco através de um rápido levantamento; compará-la com a de outras quatro áreas de Caatinga e investigar o uso de microhábitats pelos lagartos. No período compreendido entre setembro e novembro de 2011 foram realizadas amostragens semanais em quatro sítios previamente selecionados no CCA. Os dados foram obtidos através de pitfall traps e busca ativa. A riqueza local compreendeu 14 espécies de lagartos, distribuídas em oito famílias. A fauna de lagartos do CCA mostrou uma maior similaridade com aquela registrada em três áreas: Estação Ecológica do Seridó, RN (0,70), Exu, PE (0,60), e a localidade de Nascimento, RN (0,59). Ameivula ocellifera e Tropidurus hispidus  foram as espécies com predomínio, representando 77,8% dos registros de uso de microhábitats. A composição de espécies presentes no CCA correspondeu a 29,8% das espécies registradas para a Caatinga, e em grande parte está constituída por espécies de ampla distribuição nesta região. No entanto, a ocorrência de espécies com distribução restrita, como Nothobachia ablephara e Procellosaurinus erythrocercus, reforça a existência de diferentes padrões de distribuição para os lagartos das Caatingas e a necessidade de conservação desta área e de outras similares na região semiárida do nordeste do Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

Kariny de Souza

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Rafael Damasceno Fernandes Coelho

Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Camila Pimentel Sobrinho

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Joana Paula Bispo Nascimento

Discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Melissa Gogliath

Laboratório de Herpetologia, Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Universitário Lagoa Nova, CEP 59072-970, Natal, RN, Brasil.

Leonardo Barros Ribeiro

Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA), Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, Colegiado de Ciências Biológicas, Rodovia BR 407, km 12, Lote 543, s/nº - C1, CEP 56300-990, Petrolina, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-07-30

Edição

Seção

Comunicação Científica